Forte do Brum: Bicentenário da Independência com festa de música, luzes, cores e imagens históricas

Longe da apropriação indevida e da exploração eleitoreira dos símbolos da Pátria – o que se tornou usual nesse país – uma bonita festa das comemorações do Bicentenário da Independência acontece à tarde, no Forte do Brum, no Bairro do Recife. Ou no Recife Antigo, como muitos preferem chamar. Quem for lá neste sábado (3/9) vai se defrontar com música, execução do melhor da MPB e uma festa de luzes que desenharão passagens da nossa história nos muros da antiga fortaleza, datada do século 17  e localizada próximo ao Porto do Recife, em área onde antigamente havia praia.

O evento “Entardecer Patriótico” é aberto ao público, e o início está previsto para 17h30m.   Contará com a participação de  nada menos de 200 músicos, através da Orquestra Sinfônica do Recife e da Orquestra Criança Cidadâ, sob regência do Maestro JOsé Renato Accioly.  As apresentações serão separadas, mas no final haverá um concerto coletivo juntando músicos das diversas instituições. Tido como um dos ases da sanfona no Brasil, o pernambucano Beto Hortis será solista em uma das apresentações, no momento da execução de Asa Branca, um clássico do cancioneiro brasileiro e principal sucesso de Luiz Gonzaga (1912-1989)

Também apresentam-se bandas militares. Haverá salvas de artilharia e a iluminação cênica será de alta tecnologia.   Cenas da nossa história e da importância das lutas revolucionárias de Pernambuco, em defesa da independência, farão parte das projeções. Uma multidão está sendo aguardada, e houve até reforço nas linhas de ônibus. A Prefeitura informa que está abrindo seu estacionamento gratuitamente. Quem esteve acompanhando o  ensaio, foi o nosso companheiro do Grupo Bora Preservar, Grinaldo Gadelha, da Gadelharia Indústria Criativa, que nos cedeu a foto acima e que motiva todo mundo a comparecer ao evento.

Dá para perceber que teremos um belo espetáculo, sem risco de transformá-lo as comemorações do 7 de setembro em politicagem de segunda categoria.
Vamos?

Leia também
Fortes podem ganhar título da Unesco
Fantasmas no Forte de Cinco Pontas
Caminhadas Domingueiras voltam a ser mensais: Roteiro pelo Bairro de São José
Forte do Buraco, tombado, destombado, tombado de novo, lindo e abandonado
Fortim do Bass, inédita relíquia de areia do século 17 fica em Porto Calvo, AL
Sessão Recife Nostalgia: Sítio Trindade, história, festa e abandono
Achado arqueológico no Recife: 40 mil fragmentos,cemitério e fortaleza
Bairro de São José é tema de exposição no Forte das Cinco Pontas
Forte de Pau Amarelo será ocupado

Serviço:
Evento: Entardecer Patriótico
Onde: Fortaleza do Brum, na Praça da Comunidade Luso Brasileira, Recife Antigo
Horário: 17h30m
Quanto: evento gratuito
Atrações: Orquestras e projeções de alta tecnologia revisitando cenas da nossa história

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Grinaldo Gadelha /Gadelharia Criativa/ Cortesia

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.