Festival Reconhecer está de volta

Depois de um hiato de dois anos, devido   à pandemia, o Festival Reconhecer volta à cena, para realizar sua terceira edição, entre os dias 17 e 19 de março.  O evento surgiu  com o objetivo de valorizar artistas do Pina e Brasília Teimosa, que ficam vizinhos à sofisticada praia de Boa Viagem.  Parece que sua realização está distante. Mas não é o que ocorre. É que os interessados em mostrar suas habilidades artísticas só têm até o dia 2 de fevereiro para fazer a inscrição. Eles precisam, necessariamente, pertencer às comunidades populares da Zona Sul do Recife.

Os organizadores têm a expectativa que a comunidade compareça em peso para aproveitar e prestigiar o Festival que vem crescendo nos números de atrações a cada nova edição. “Inclusive atualmente a Curadoria e a Produção Artística estão organizando o processo que selecionará os artistas e grupos culturais que farão parte da programação do festival. Então é muito importante que os interessados se inscrevam, até o dia 02 de fevereiro”, afirma Alyson Fonseca, coordenador geral do evento. As inscrições podem ser feitas no link abaixo, no Serviço.

“É a oportunidade desses artistas e grupos culturais apresentarem suas artes ao grande público.”, afirma ele. Assim como as duas primeiras edições, o festival vai reunir diversas linguagens como teatro, dança, música, moda e gastronomia. Tudo isso com entrada e atividades gratuitas. Com essa retomada, todos os protocolos de segurança sanitária serão cumpridas como a exigência do cartão de vacina. O Festival foi criado durante o segundo módulo do Laboratório de Projetos Culturais, promovido pelo Instituto JCPM e pela Proa Cultural, em que 13 alunos, de diversas áreas de atuação. como dança, Publicidade e Propaganda, música, Produção Cultural e Design, idealizaram o projeto Reconhecer em um primeiro momento. E o executaram na segunda fase do projeto como um TCC. Tudo para  valorizar a riqueza cultural das localidades onde vivem.

Afinal, Pìna e Brasília Teimosa são dois berços culturais importantes para a economia criativa do Recife. A produção conta com mais 10 horas de duração, divididas em três dias e tem a classificação livre. A expectativa é que as pessoas queiram buscar as formas de expressão culturais depois de tanto tempo em casa. O projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc (os anteriores só tiveram ajuda privada). O Festival Reconhecer é uma realização produzida pela XP Promoções, do Produtor Cultural Alyson Fonseca. O Pina e Brasília Teimosa realmente têm muito o que mostrar. E uma das figuras proeminentes é Joana D´Arc (foto)

Joana foi a primeira mulher a desempenhar  o papel de mestre em um maracatu de baque virado. No caso a Nação do Maracatu Encanto do Pina.  Além da  responsabilidade com sua própria “Nação”, ela também lidera o Baque Mulher (exclusivamente com componentes do sexo feminino). Também lidera o Grupo Mazuca de Quixaba (coco de terreiro) e ainda coordena a coreografia do naipe de abês da Nação Porto Rico. Com a pandemia e sem carnaval, as atividades não estão com a mesma dinâmica de antes. Como Joana, os talentos são muitos na Zona Sul. E o Reconhecer tem por objetivo torná-los mais conhecidos.

Leia também:
Zona Sul tem Festival Reconhecer
Que muralha é essa, na Bacia do Pina?
Pina ganha novo espaço cultural
Histórias para voar chegam ao Recife
Favela Barber Shop e Pina Solidário
Brechó: Casas para a Entra Apulso
Festival agita Pina e Brasília Teimosa
Colorido degradé na Ponte do Pina
A única mestra do maracatu
Praia Limpa em Boa Viagem e Pina
Praia: Crédito para barraqueiro e nenhuma capacitação sobre destino do lixo
Ações sociais nos paraísos do consumo

Serviço
Inscrição de grupos da Zona Sul para o Festival Reconhecer
Onde se inscrever: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdCxRWChi3ica9X_oRcQQW_5jaj_WN85S3ULp0Mw9lZgKy8Zw/viewform
Preço da inscrição: Gratuita
Até quando as inscrições podem ser feitas: 2 de fevereiro de 2022
Áreas de atuação: teatro, dança, música, moda, gastronomia, artesanato
Data de realização do Festival Reconhecer: 17 a 19 de março, com dez horas de programação
Quando: 17 e 19 de março
Local: em definição

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Festival Renascer e João Urban / Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.