Festival Gastronômico e Cultural de Olinda vai para o mundo virtual em 2021

A primeira edição do  Festival Gastronômico Cultural de Olinda foi um sucesso. Atraiu cerca de 15 mil pessoas por dia a Olinda. Aconteceu em 2019, com programação movimentada e com venda de comidas típicas de Pernambuco, cuja apresentação, aroma e sabor nos faziam devorá-las com os olhos. E depois, claro, todo mundo se dava ao direito de “mimar” o próprio paladar. Tudo por precinhos camaradas.

Por conta da pandemia, o evento ocorre em 2021 apenas de forma virtual, o que é uma pena. Pois nada como o clima de quermesse na  praça, encontrando as pessoas, assistindo shows ao vivo e, ainda por cima, comendo muita coisa boa. Pois não é que em 2021, o Festival vai acontecer… Mas nos ambiente virtual. E os bolos homenageados são dois: o famoso Bolo de Rolo e também o menos afamado Bolo Luiz Felipe, porém muito familiar na região como o conhecido por Engorda Marido (fotosuperior).  Como vocês sabem, o Bolo de Rolo é Patrimônio Imaterial e Cultural de Pernambuco. O outro não chega a tanto, mas também é uma delícia.

Dá vontade de comer, só de olhar a fotografia do bolo de rolo, mas festival será virtual, o que é uma pena….

Outra comida homenageada é a Macaxeira (aipim),  como raiz gastronômica e cultural do Nordeste. Deliciosa, e consumida de muitas formas ela não pode faltar na mesa dos nordestinos. É apreciada cozida (com manteiga), frita ou como chip, no gratinado (com carne de sol), ou em purê (com charque guizada), para ficar só nas formas mais populares de consumo. A segunda edição do Festival Cultural Gastronômico de Olinda acontece nos dias 13 e 14 de março, no canal oficial do Festival no YouTube. O evento contará com cinco horas de transmissão ao vivo por dia, e na programação: Teatro e Animação Infantil, Circo, Grupos de Dança Folclórica, Orquestras de Frevo, Cantores Regionais e Aulas Show de Gastronomia.

“Faremos essa edição de forma virtual, mas com a mesma emoção da sua edição presencial realizada em 2020, no Sítio Histórico de Olinda”, ressalta a Produtora do Festival Catharina Honório. Claro, ninguém vai poder comer o computador. Mas poderá aprender como fazer o bolo de rolo e o Engorda Marido, além de pratos utilizando a macaxeira ou seus derivados. O que já alguma coisa. Fazer e consumir. O conceito do Festival em 2021 traz ao espectador a experiência de uma Praça Cultural Virtual. Garante os organizadores que na TV, no computador ou nos smartphones será uma verdadeira imersão saborosa na cultura pernambucana, através desse que é um dos nossos maiores patrimônios, a Culinária.   Toda execução do evento cumprirá os protocolos de segurança no combate a proliferação da COVID-19. O projeto foi um dos contemplados da Lei Aldir Blanc de Pernambuco.

em 2019 o Festival gerou aproximadamente 200 empregos diretos entre equipe de produção e todos os artistas que se apresentaram e mais de 300 empregos indiretos com os nossos fornecedores, os artesãos, os comerciantes de alimentação, além dos que não pudemos contabilizar. O evento teve sua realização local, mas atingimos um público nacional. O evento foi notícia em jornais impressos, jornais on-line, blogs, rádios, emissoras de TV locais e nacionais. Tivemos um público presente estimado pela Prefeitura de Olinda de mais de 15 mil pessoas por dia do evento. O evento foi totalmente gratuito, todas as atrações se apresentaram em praça pública, acessível com intérprete de libras no palco e nas oficinas de gastronomia, camarote de acessibilidade para cadeirantes, cadeiras na frente do palco para o público idoso e a programação do evento impressa em braile. Além disso, o evento também deu a sua contribuição ao meio ambiente, onde tivemos coleta seletiva e distribuição de mudas de plantas nativas da região.

PROGRAMAÇÃO
Sábado 13/03/2021 – 17h – Abertura com Tio Caio, 17h15 – Circo com a Trupe Moleza e Gentileza,
17h50 – Grupo de Teatro Doce Apetite com a peça O Mundo Mágico da Docelândia,
18h35 – Aula Show Gastronomia com o Chefe Eron Ferreira, 19h40 – Escola de Samba Bateria Cabulosa, 20h45 – Show Azamigas da Farra e participação especial de Rose Forró de Praia

Domingo 14/03/2021 – 17h – Abertura com Tio Caio, 17h15 – Mágico Rodrigo Lima,
18h05 – Grupo de Teatro Doce Apetite com a peça A Ilha Encantada, 18h50 – Aula Show Gastronomia com o Chefe Eron Ferreira, 19h55 – Orquestra Só Mulheres, Passistas de Frevo e a Troça Bucho Cheio,
20h25 – Grupo de Maracatu, 20h55 – Show Marcelo Bragato

Encerramento  – CANAL DO FESTIVAL NO YOUTUBE – https://www.youtube.com/channel/UCCvf1OhmW63-kXRCZbM2RyA
Instagram: @fculturalgastronomicodeolinda

Leia  também:
Festival Gastronômico em Olinda
Caminhadas Domingueiras: verde Olinda
Olinda: Pitombeira e Boi da Macuca
Olinda, sinos, fogos e bonecos gigantes
Depois da caminhada: Olinda é linda
Olinda é linda. Mas…
Olinda é linda. Mas… (1)
Andarapé: entre o século 16 e o 21
Sérgio Vilanova: a cara de Olinda
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Dia de caminhadas no Recife e Olinda
Guias impressos de Recife e Olinda
Homem da Meia Noite sobe o Morro
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro da Conceição

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.