O Festival Cena Brasil entra em sua décima quinta edição neste final de semana, com ato pela igualdade racial e homenagem a uma das grandes tradições do carnaval pernambucano: o maracatu. O evento acontece no Pátio do Fortim do Queijo, em Olinda, onde dez bandas e grupos culturais se apresentam.
Os shows acontecem no sábado e no domingo. No dia 16, as apresentações começam às 18h. E a 17, a partir das 15h. No sábado, sobem ao palco: Pisada de Mestre, Valdir Afonjá, Carranzal e Zé Lamúria. No domingo, as bandas Marlevou e Pax Ninda (Inglaterra) se apresentam. Depois vêm Ancestral (com o samba de Jorge Riba), Maracatu Nação Camaleão, Lamento Negro e Projeto Vem Dançar Olinda.

O evento é gratuito, e tem como tema, este ano, Dignidade Urbana e Paz. Grupos de brincantes vão homenagear também a criação do Dia Nacional do Maracatu, instituído através de Lei Federal. As atrações tiveram seus currículos analisados no processo seletivo realizado pela curadoria do evento. Cerca de 300 bandas e grupos se inscreveram, e foram selecionados aqueles que mais se enquadram ao perfil do Cena Brasil.
Em mais um ano, o projeto realiza duas oficinas de capacitação. Uma de rádio e outra de filmagem, com aulas teóricas e práticas. O Cena Brasil terá “Ato político cultural em defesa da igualdade racial”, realizado por diversos ativistas da consciência negra em Olinda e com a participação de grupos e manifestações afro-brasileiras. O manifesto vai acontece no domingo (17.12), no Pátio do Fortim, na orla do sítio histórico, às 16h.
Leia também:
Festival A Letra e a Voz muda de lugar
“Música na Igreja” em clima de Natal
Branca Dias está de volta ao palco
Festival da Seresta na Praça do Arsenal
Festival Varilux para sertanejo ver
Santa Isabel tem festival de dança
SERVIÇO:
15º Festival Cena Brasil | Edição 2017
Local: pátio do Fortim do Queijo, Carmo, Olinda
Sábado (16.12): a partir das 18h, shows do Coco na Pisada do Mestre, Valdir Afonjá (reggae), Carranza (banda de rock) e Zé Lamúria (banda de rock)
Domingo (17.12): a partir das 15h, acontecem as apresentações das bandas e grupos Marlevou (reggae), Pax Nindi (reggae), Projeto Ancestral ( samba, comJorge Riba), Maracatu Nação Camaleão (o mais antigo de baque virado em atuação no Estado), Lamento Negro (grupo percursivo) e o projeto Vem Dançar Olinda (projeto cultural que dá aulas gratuitas de dança)
Acesso gratuito
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação/ Festival Cena Brasil