“Encontro Quintais do Capibaribe” valoriza hortas comunitárias

Compartilhe nas redes sociais…

A gente, que vive andando por asfalto de ruas e avenidas – e também por corredores de shopping centers –  muitas vezes desconhece trabalho muito bonito que vem ocorrendo em morros e alagados do Recife. E um destes é o Projeto Vida Saudável nos Morros, que é voltado para garantir segurança alimentar a pessoas de idade que residam em comunidades carentes da nossa cidade. Na semana passada, falamos da feirinha que foi realizada no Alto José do Pinho. Hoje, estamos anunciando  a feira Encontro de Quintais do Capibaribe, que acontece na Rua Jornalista Luiz Teixeira, na localidade de Santa Luzia, bairro da Torre.

Orientadas pelo Serta, moradores da vila Santa Luzia produzem hortaliças pelo sistema agroflorestal (Saf).

O Encontro Quintais do Capibaribe vai ser uma feirinha, com participação de dez barracas de moradores da área. Eles produzem hortas comunitárias pelo sistema agroflorestal em terrenos do Conjunto Habitacional Casarão do Cordeiro, onde colhem hortaliças como alface, tomate, rúcula, beringela, entre outros. O projeto faz parte de ações do braço urbano do Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, que trabalha com foco na sustentabilidade e  no desenvolvimento territorial do campo, inclusive com oferta de cursos que vão da avicultura à criação de abelhas nativas.

No Recife, até oficinas sobre pancs (plantas alimentícias não convencionais) e sobre  repelentes naturais são realizadas. Mas o Vida Saudável  nos Morros está apenas começando. E o Encontro Quintais do Capibaribe é a segundo fruto do Projeto, que marca presença em Santa Luzia inclusive com cozinha comunitária, onde diariamente são ofertados cem almoços. Além de incentivar a implantação hortas, o Serta também faz oficinas culturais e outras que possam resultar em geração de renda. Por esse motivo, além dos produtos agrícolas (todos orgânicos), estarão à venda peças de artesanato, cosméticos caseiros, alimentos beneficiados. E haverá até um brechó. O Encontro Quintais do Capibaribe incluirá aulas de zumba, apresentações de rap, oficinas de música e muitas conversas. Entre os temas em discussão, Soberania Alimentar e Cidade e Resistência. Todos dois muito, mas muito mesmo oportunos.

Porque oportunos? Devido a esses tempos de fome, da convivência com a maior inflação dos últimos 19 anos, e de tantos retrocessos na rede de proteção social construída a tão duras penas.  Servidores da Unidade do Posto de Saúde Casarão do Cordeiro e da Upinha Emocy Krause, da Vila Santa Luzia, prestarão serviços de saúde como aferição de pressão, medição de glicose e também ajudarão a aqueles que não conseguiram se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19. Muito legal. O Encontro será de 7h às 11h. Vamos prestigiar?

Leia também:
Alto José do Pinho: Projeto Vida Saudável nos morros tem feira hoje
Cultura e caos urbano agitam o Alto José do Pinho
A arte que vem do Alto José do Pinho
Cannibal contra o coronavírus
Cannibal: Devotos, punk e livro
Prêmio para quintais agroecológicos
Mais alimentos orgânicas
Faça a feira sem veneno
Pernambuco tem o maior movimento de feiras orgânicas no Nordeste
Mais alimentos saudáveis na mesa: 121 feiras
Veja onde fazer a feira sem veneno
“Isso não é um assalto, é horta no asfalto”
Três oficinas de hortas caseiras
Hortas comunitárias ganham ajuda de fundo ambiental
Morros começam a ganhar hortas
Hortas orgânicas crescem nas escolas
Que tal ter horta em casa ou no AP?
Hortas se espalham pelo Recife
Cursos: hortas urbanas
Três oficinas de hortas caseiras
Reciclagem de plástico rende corrimão e utensílios domésticos nos morros
Reforço para pequenos produtores
Aprenda a fazer remédio com ervas
Faça sua horta urbana com pimenta
Curso de horta urbana no Sítio Trindade
Lixo plástico vira cinema nas escolas
Lixo plástico vira cinema nas escolas
Cozinha sustentável

Serviço:
O que: Feira Encontro Quintais do Capibaribe
Onde: Rua Jornalista Luiz Teixeira (em frente  ao Cetas – Centro de Ensino Popular e Assistência Social de Pernambuco Santa Paula Frassinetti), Santa Luzia, Torre
Quando: sábado, 27
Horário: 7h às 11hj
Acesso gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Thairony Alexandre / Serta / Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.