A primeira embarcação híbrida a hidrogênio verde da América Latina será testada em Pernambuco. Mais precisamente em Suape, no Litoral Sul do Estado (foto acima). É que durante a COP30, em Belém, o Senai Pernambuco assinou um memorando de entendimento com o Grupo Náutica e a GWM Hydrogen powered by FTXT, para realização dos testes.
O documento estabelece cooperação científica e tecnológica entre as instituições, com foco no desenvolvimento de soluções em mobilidade de baixo carbono. As atividades previstas serão executadas no Senai Park, localizado no Complexo Industrial-Portuário de Suape, onde o hidrogênio produzido no local será utilizado para abastecer o sistema de célula a combustível da embarcação.

O hidrogênio verde é um combustível, obtido a partir de eletrólise da água, utilizando-se fontes de energia renovável, como a solar e a eólica. A estrutura do Senai Park existente em Suape permitirá a condução de testes de desempenho em diferentes condições operacionais. O sistema embarcado utiliza células a combustível de hidrogênio, nas quais reações eletroquímicas geram eletricidade, tendo água como único subproduto. Tomara que tudo dê certo. A informação foi transmitida pela Federação de Indústrias de Pernambuco (FIEPE).
Já o Senai Park foi inaugurado em outubro deste ano, e fica no Complexo Industrial Portuário de Suape, no município de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. Trata-se de um laboratório de tecnologia e inovação, no qual engenheiros, técnicos e estudantes podem desenvolver soluções para as indústrias, de olho no futuro. O empreendimento exigiu R$ 100 milhões em investimentos, e começou a funcionar a todo vapor, com 15 empresas instaladas. Entre elas, a Stellants, Baterias Moura e Siemens.
Leia também
Barco solar para o Rio Capibaribe
Barco robô vai tirar plástico dos oceanos
Mar poupado: garrafas pet são usadas como sistema de flutuação de barcos
Reciclagem e energia limpa: cadeira feita com dinheiro velho e barco movido a sol
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Senai Park e MPOR
