Barco robô vai tirar plástico do oceano

 Barco robô vai tirar plástico do oceano

Compartilhe nas redes sociais…

São 11 milhões de toneladas de plástico que chegam a cada ano aos oceanos. Já há até organismos internacionais e ambientalistas que dizem que, se nada for feito, em 2050 o mar terá mais plásticos do que peixes. Ou seja, um desastre ambiental, que pode trazer consequências graves inclusive para a segurança alimentar da população do Planeta.  Uma catástrofe! Há muitas empresas que vêm tentando fazer a sua parte. Tem quem esteja fabricando óculos a partir de canudinhos  encontrados nas praias (como Zerezes e o Grupo Safilo ). Outros reciclam plásticos descartados e confeccionam mouses (Dell).  Também tem quem os colete, recicle e transforme em material para embalagens (Amaro). Agora chegou a vez da Razer ,que acaba de anunciar parceria com startup de limpeza de resíduos marinhos ClearBot.

A Razer é, “somente”, a marca líder mundial em estilo de vida para gamers. E seu logotipo, uma cobra de três cabeças, é um dos mais reconhecidos símbolos entre a comunidade global de jogadores e profissionais de e-Sports. Com uma base de fãs presente em todos os continentes, a empresa projetou e construiu o maior ecossistema de hardware, software e serviços para gamers do mundo.  E deve, portanto, produzir muito lixo eletrônico. Então, como as demais corporações, tem mais é que fazer mesmo a sua parte. A corporação  deflagrou o #GoGreenWithRazer da Razer, plano de sustentabilidade com metas a cumprir nos próximos dez anos que inclui investimentos verdes da companhia, devendo apoiar startups focadas no meio ambiente e sustentabilidade, oferecendo as melhores ferramentas e recursos para ajudá-las a crescer. Normalmente, as empresas que trabalham pela limpeza dos oceanos enfrentam dificuldades com tecnologia ultrapassadas, altos custos e baixa eficiência.   A ClearBot projeta robôs que utilizam inteligência artificial (IA) para identificar diferentes tipos de resíduos plásticos marinhos e coletar informações sobre esses poluentes nos oceanos para proteger a vida aquática. Os robôs da ClearBot são programados para recuperar estes resíduos, que posteriormente serão descartados de forma responsável.

Plásticos que são jogados no oceano terminam chegando nas praias, desolando a paisagem como essa da Índia.

Pela parceria com a ClearBot, os principais engenheiros e designers da Razer ofereceram voluntariamente seus tempos pessoais e conhecimentos técnicos para ajudarem a transformar um protótipo em um produto que possa ser produzido em escala e comercializado em massa. “Com o amplo conhecimento e know-how de fabricação da Razer, a ClearBot evoluiu o design do seu robô para um modelo mais inteligente e eficiente, totalmente automatizado e equipado com recursos de ponta de IA e machine learning, com os quais é capaz de detectar plásticos marinhos em até dois metros de distância mesmo em águas agitadas e coletar até 250 kg de plásticos em apenas um ciclo, funcionando com energia solar.

“Estamos extremamente felizes com a oportunidade de trabalhar com uma startup focada em salvar o meio ambiente”, diz Patricia Liu, diretora da Razer. “A ClearBot tem uma IA única e tecnologia avançada de machine learning que permitirão e capacitarão governos e organizações de todo o mundo a ampliarem seus esforços de sustentabilidade. Pedimos a outras startups inovadoras que procurem a Razer em busca de oportunidades de colaboração enquanto nos empenhamos para tornar o mundo um lugar mais seguro para as gerações futuras”, afirma Patrícia Liu, Diretora da Razer.

“As orientações e sugestões do time da Razer para resolver os problemas de resíduos marinhos foram extremamente reveladoras. Somos gratos à equipe que doou seu tempo para este projeto”, disse Sidhant Gupta, CEO da ClearBot. “Com o novo modelo de robô, estamos confiantes para ampliar nosso alcance globalmente a fim de proteger as águas marinhas, começando com parceiros como os operadores de portos marítimos na Ásia e ONGs que já manifestaram interesse no projeto. Junto com a Razer, esperamos realizar mudanças positivas para o mundo.” Em março de 2021, a Razer reagiu à enorme demanda da comunidade e renovou seu compromisso com o movimento #GoGreenWithRazer, liderado por sua mascote de sustentabilidade para proteção de árvores. Muito bom que a tecnologia seja usada para preservar o meio ambiente, os oceanos. Mas é muito triste saber do estrago que vem sendo feito pela própria humanidade. Do jeito que está, não dá. Basta olhar para a foto central. Ou ler o link abaixo “Alerta de um homem do mar”

Leia também
Alerta de um homem do mar
Dell anuncia mouse a  partir de plástico reciclado de garrafas PET
Reciclagem para poupar os oceanos
Óculos ecologicamente corretos feitos com plásticos colhido no mar
Mar: mais plástico do que peixe em 2050
Canudos plásticos de praia viram óculos e natureza agradece
Plásticos nas praias viram embalagens
Xô, plásticos. A vez das canecas
O lixo que virou lixeira
Reciclagem de plástico rende utensílios domésticos e corrimão nos morros
Quatro milhões de canudos a menos no mercado
Dia Internacional sem sacos plásticos. Vamos nessa?
Nestlé quer embalagem biodegradável
Campanha contra plástico rende prêmio
Plásticos poluem Boa Viagem
Mutirão espontâneo contra o lixo
Plásticos viram vilões das tartarugas
Colete três plásticos na areia
Maquininha de passar cartão feita com plástico reciclado do mar
250 milhões de tampinhas retiradas da natureza em seis estados
Boa Viagem: #sechegaragentelimpa
Óleo derramado em 2019 deixa marcas praias de Pernambuco
Óleo: União inerte, omissa e ineficaz
Startup faz campanha contra lixo
Prêmio de R$ 50 mil para quem no mundo melhor limpar sua comunidade
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pela folia em Olinda
Brasil tem camisa carbono zero
Lixo plástico vira cinema nas escolas
As garrafas biodegradáveis da Bacardi
Água mineral copo biodegradável
Reciclagem de esponjas poupa natureza
Boa ação na coleta de… sutiãs
250 milhões de tampinhas retiradas da natureza
Do lixo ao luxo
Pneus na guerra contra o lixo
Não jogue lixo eletrônico no Capibaribe
Troque o lixo eletrônico por plantas
A reciclagem da Renova Ecopeças
A Serra Pelada de Sinha é só riqueza
Resíduos deixados no manguezal são como garrote na veia: gangrenam o corpo

Serviço:
Você pode colaborar com a limpeza dos oceanos.  Para impulsionar a participação ativa da comunidade, no  Dia Mundial dos Oceanos a ClearBot iniciou uma convocação por meio de seu programa de coleta de dados sobre resíduos plásticos marinhos. A comunidade é incentivada a enviar fotos de resíduos plásticos marinhos que são comumente encontrados em águas abertas para o site da ClearBot. A equipe de pesquisa e design irá adicionar essas informações ao banco de dados existente da ClearBot para ajudar a melhorar o algoritmo de detecção de resíduos do robô.
Para saber mais sobre a ClearBot ou participar do programa, acesse o site https://www.cle a rbot.org
Para mais informações sobre o roteiro de sustentabilidade de 10 anos da Razer, clique aqui
Para mais informações sobre a vertical de investimentos verdes da Razer, clique aqui .

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação (Razer / ClearBot) e National Geographic (Acervo #OxeRecife)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.