Dragão, tambores e limpeza no Rio

Compartilhe nas redes sociais…

Mundialmente famosos quando o assunto é limpeza com correto descarte de detritos sólidos, os japoneses voltaram a dar exemplo, hoje, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde fizeram desfile pela Avenida Atlântica, com direito a Dragão de dez metros de comprimento e tambores. Para o #OxeRecife, no entanto, é preciso registrar: além da festa na Avenida Atlântica, o evento destacou 40 jovens para mutirão de limpeza nas areias daquela praia, um dos famosos cartões postais do Rio de Janeiro. E distribuíram saquinhos plásticos, aconselhando os banhistas a guardar o lixo e colocá-lo no local correto.

Não estava lá. Mas a julgar pela fama dos japoneses, a Avenida deve ter ficado limpa, após a passagem das alegorias e grupos de músicos e dançarinos. Quem não lembra dos torcedores japoneses que, em 2014, ganharam as páginas da imprensa do Brasil por terem recolhido o lixo que deixaram na Arena Pernambuco, onde ocorriam os jogos da Copa no Estado? Para os brasileiros, a ação – de tão rara entre os nossos patrícios – virou notícia. Mas para os orientais, isso é comum pois, desde criancinhas, são habituados a limpar a escola, tarefa que no Brasil é reservada para os chamados auxiliares de serviços gerais.

A movimentação na praia de Copacabana, no entanto, não se restringiu à  preocupação com o meio ambiente. Era um evento para divulgar o Rio Matsuri, festival que acontece no Riocentro, na Barra da Tijuca, entre os dias 25 e 27 de janeiro. Se você estiver no Rio de Janeiro no período, vale a pena dar uma passada no local, pois o festival nipônico vai ser bom. Haverá venda de produtos japoneses, exposições, workshops (origami,mangás, shodô, Pixel Art, Ikebana). Também ocorrerão apresentações musicais e de dança, incluindo a Jya Odori (do Dragão Japonês). Quem gosta de esportes, deve ir ao tatame armado naquele centro de convenções, onde poderá aprender judô, karetê, aikidô, kandô, iaidô, jodô. Na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, está havendo festival Geek na tarde desse domingo. Será que quando terminar, vai ficar tudo limpinho como manda a boa educação e como sempre fazem os japoneses?

Leia também:
Igreja dá exemplo de cidadania
Buscada de São Gonçalo: fé e lixo
Feliz 2019 com consciência ambiental
Praia dos Carneiros ganha aliado contra turismo predatório

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Bruno Coqueiro/  Rio Matsuri/ Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.