Donos da rua e falta de cidadania

Acreditem, essa foto aí de cima não é em  um estacionamento. É sim, a Rua da Aliança, em Apipucos. Uma rua estreita e sem saída. Dá um lado para a Rua Apipucos e outro para um bequinho para  pedestres, que dá acesso à comunidade do Areal, que fica à margem do Capibaribe.  Pelo bequinho passam pessoas, mas também motos, bikes, carrinhos de mão até carroças. Ou seja, muitos moradores precisam do espaço para transitar.

Apesar de curta, a rua da Aliança tem quatro imóveis, dois dos quais com garagem. E os seus lados normalmente são usados para estacionamento de moradores ou mesmo por servidores do Décimo Primeiro Batalhão da Polícia Militar, que fica ao lado da Praça de Apipucos. Portanto, a Rua da Aliança,embora com poucos moradores, é bastante movimentada. Porém, na manhã de hoje, proprietários de sete automóveis ficaram impedidos de exercer o seu direito de ir e vir, pois a rua foi fechada por dois “donos” da via.

 

Eu ia chegando do supermercado em casa, cheia de mercadorias para descarregar. Muitas vezes, fica difícil manobrar na saída da garagem por conta do aperto. Porém, dessa vez, na chegada  foi bem pior. Não podia entrar. Pois havia dois automóveis, esse branco aí da foto acima, placa OPH-3182, fechando a rua. Porém, na frente dele havia um outro fazendo o mesmo. O jeito foi ligar para CTTU, na expectativa que a fiscalização aparecesse para dar uma lição em motoristas que não sabem exercer sua cidadania.

Quando fui ligar, apareceu uma senhora dizendo que o carro vermelho acima era do marido dela e que não precisava ligar para CTTU nem fotografar seu automóvel. Que o marido tinha ido no quartel, resolver um problema rápido e que tiraria o carro dele. Só que o vermelho do casal também estava trancado pelo branco. Os dois haviam fechado a  passagem de sete automóveis na via. Enfim, a CTTU não chegou a ver, mas os dois retiraram o carro. Não pediram desculpas pelo desrespeito, mas – pelo menos – não disseram desaforos, como já aconteceu anteriormente com outros “donos da rua” que não sabem o que é cidadania.  Pelo visto, desconhecem as leis do trânsito. Segundo o artigo 253 do Código Brasileiro de Trânsito, quem faz o mesmo que os dois motoristas das fotos incorrem em infração gravíssima (bloquear a via com veículo). E está sujeio a multa e apreensão do veículo. A remoção também é determinada como medida aministrativa.

Ou seja, ou os dois infratores não conhecem as leis do trânsito. Ou é falta de cidadania e educação mesmo. Haja paciência….

Leia também
Bandalha em Casa Amarela
Bandalha na Zona Norte
Bandalha nas calçadas requalificadas
Santa Isabel: Flanelinhas X motoristas
Boa Viagem:  Asfalto agora tem dono
O dono da rua e o direito de ir e vir
Lei seca e barulho infernal das motos
CTTU diz que fiscaliza orla
E o pedestre como é que fica?
E o pedestre como é que fica?
E o pedestre onde é que fica?
Ponte-viaduto: Risco para o pedestre
Faixa de pedestre leva a lugar nenhum?
Faixa de pedestre leva a lugar nenhum
Risco em travessia na Rua da Aurora
Ciclista ganha novas faixas

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.