Domingo triste, com Mercado da Encruzilhada em cinzas devido a incêndio

Notícia triste, essa, do incêndio do Mercado da Encruzilhada, um dos mais frequentados da Zona Norte do Recife. A tragédia aconteceu neste domingo, destruindo boa parte daquele que funciona não só ponto de compras como também de serviços. E sobretudo, como local de lazer e de convivência da comunidade. Aos  sábados e domingos, sempre tem alguém fazendo alguma apresentação musical, para animar a galera.

Infelizmente, o socorro para debelar o fogo demorou a chegar. Mais de uma hora, segundo testemunhas e moradores do bairro da Encruzilhada. Vizinhos relatam que por várias vezes ligaram para o 193 (do Corpo de Bombeiros), mas que ninguém atendia. Foram momentos de angústia e desespero, sem que os órgãos competentes fossem acionados, por falta de atendimento na central telefônica. Até a PM foi acionada, mas também não dava retorno.

Falta de energia? Colapso nas linhas telefônicas? O que leva centrais telefônicas de emergência – como a do CB e da PM – a passarem tanto tempo sem atendimento? Cadê a Secretaria de Defesa Social para se pronunciar e justificar o injustificável? Construído no século passado e tido como um exemplar arquitetônico dos anos 1950, em estilo arte déco, o Mercado da Encruzilhada é conhecido, também, pela gastronomia. Sua  praça de alimentação é muito disputada devido à cozinha regional. Também é famoso por quebrar galho em tudo que é serviço: conserto de roupa, de sapatos, bolsas, relógios, panelas e tudo que você imaginar.

São 214 boxes,dos quais dez teriam sido atingidos pelo fogo. As causas exatas do incêndio ainda não estão totalmente esclarecidas. O Recife já assistiu a outro incêndio dramático, em mercado público. Foi em 1989, quando o Mercado de São José foi parcialmente destruído pelo fogo. O Mercado de São José é o mais antigo mercado público ainda em funcionamento no país, e um exemplar da chamada arquitetura de ferro no Brasil. Foi tombado pelo IPHAN em 1973 e carece, urgente, de reforma. Em suas redes sociais, o Prefeito João Campos (PSB) lamentou o incidente na Encruzilhada e prometeu reconstrução imediata. No final da gestão anterior, o Mercado da Encruzilhada havia passado por requalificação, inclusive com ajuda da iniciativa privada. Na Região Metropolitana, outro mercado público foi atingido por incêndio, o de Itapissuma, em 2021.

Leia  também
Incêndio destrói mercado em itapissima
PAC: Vem aí dinheiro para 27 obras no Recife, incluindo restauração do Mercado de São José
Mercado e e feiras do Recife vão passar por intervenções
Secular, Mercado da Boa Vista está repaginado
Novidades no bairo de São José
Novidas do Bairro de São José
Mercado da Madalena ainda com escoras, só não se sabe o motivo
Mercado da Madalena: Depois da reforma, escoras para não cair
Mercado da Madalena e Praça Solange Pinto exigem mais cuidado
A “reforma” no Mercado da Madalena
Mercado da Madalena, nova obra. Novo problema?
O Mercado da Madalena melhorou?
Bagunça no Mercado da Madalena
Praça excluída da reforma do Mercado da Madalena
A polêmica obra concluída. Concluída?
Praça cada vez pior no na Madalena
Em defesa de nossas praças
Ricardo Brennand, Frans Post, Eckhout, Mercado da Madalena e pandemia
Mercadose feiras do Recife vão passar por intervenções com investimento de R$ 30 milhões

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Sol Pulquerio / PCR / Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.