A Prefeitura do Recife calcula que 260 mil pessoas compareceram à praia do Pina, na Zona Sul, para participar da primeira noite da Virada Recife 2026, que levou ao palco gigante montado na areia, artistas como e Gusttavo Lima, Natanzinho Lima, João Gomes, Zé Vaqueiro e Eric Land. Sinceramente, tirando Joao Gomes – a quem admiro como artista e como gente – não sairia de casa para ver nenhum dos demais.
Nesse domingo, há novas atrações: Anitta, Xand Avião, Raphaela Santos, Priscila Senna e PV Calado. Depois, o palco fica parado até o dia 31, para a Festa de Réveillon. Como era previsto, além da ínfima presença de artistas pernambucanos, nenhum grupo da terra foi chamado, ao menos, para abrir as noites e mostrar a pujança da nossa cultura popular. Nem tudo, no entanto, é showzão, como os programados para a Praia do Pina.

Nesse domingo (28/12), grupos culturais do Ciclo Natalino se apresentam em quatro locais da cidade, a partir das 15h. Na Avenida Rio Branco, no Centro do Recife, teremos : Banda Coruja e seus Tangarás (15h), Pastoril Esperança (16h), Cia Trapiá de Dança (17h),Pastoril Nossa Senhora do Rosário (18h), e Cavalo Marinho Flor de Manjerona de Olinda (19h). A Rio Branco tem chamado atenção pela decoração, pela cidade cenográfica, pela programação e até por “nevar”.
Na Zona Norte, o movimento fica por conta dos parques da Tamarineira e o das Graças. No primeiro, as atrações da tarde são: Grupo Cultural Recifogosas (16h), Pastoril Tia Marisa (17h), Boi da Cutia (18h) e Pastoril Estrela Guia do Cabo (19h). No Parque das Graças, o público vai encontrar Pastoril Raio de Sol Mirim (16h), Boi Bumbá do Hemetério (17h), Pastoril Evolução (18h) e Ciranda do Amaro Branco (19h).

Na Zona Sul, onde os grupos culturais pernambucanos foram alijados do palco gigante da Virada 2026, no Pina, haverá apresentações a partir das 16h no Segundo Jardim. O primeiro grupo é a Orquestra Maestro Gerson, com o Natal da Compreensão. Depois,chegam Grupo Sereias Teimosas (17h), Balé Popular do Recife com o “Natal de todos os ritmos” (18h). E, por fim, o pastoril Rosa Mística dos Torrões (19h).
Leia também
Casa da Rabeca: Cavalo Marinho, samba de coco e ciranda em Olinda
Ceia natalina: Procon identifica variação de 324 por cento em um mesmo produto
Cuidado com os preços da ceia de Natal: varição de preço chega a 270 por cento
Casa da Rabeca: Cavalo Marinho, samba de coco e ciranda
Ciclo Natalino no Recife: Cortejo com Baile do Menino Deus veio para ficar
Ciclo Natalino: encenações do Baile do Menino Deus vão até 25/12
Protesto, cortejo natalino, Orquestra Sinfônica e Mexe com tudo no Recife
Programação oficial de Natal começa no Centro e ferve no domingo
Vista com simpatia pela população, Capivara vira mascote do Natal no Recife
Ciclo Natalino: iluminação, banho de neve e concerto flutuante
Festa da Virada com funk, breja, sertanejo… mas tem Alceu Valença
Festa da Virada Recife 2025 foi sucesso de público. Mas… e a sujeira na praia?
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: PCR / Divulgação e Acervo #OxeRecife

Acho injusto nenhum grupo local ser incluído no “Show ” da virada,o que só demonstra o descaso e falta de respeito com os artista da terra ,que poderiam enriquecer o ” evento” com a força e criatividade da nossa cultura.
Os ” famosos” que se apresentaram fazem parte da turma do “entretenimento “com forte apoio de empresas poderosas e ” apoiados”pela gestão pública,que deveria prestigiar e fortalecer os que nos representam culturalmente.
Apesar de tudo,ainda bem que teremos pastoris e outras apresentações tão icônicas da nossa cultura e do ciclo natalino nos Parques das Graças, Tamarineira ,Bairro do Recife e Pina.
Aplausos para esses ” nossos guerreiros da cultura” que resistem e nos dão tanta alegria e beleza .