Dicas de diversão para autistas por quem entende do assunto

Referência em atendimento a crianças com autismo, inclusive oferecendo programação gratuita de férias, o Instituto do Autismo (IDA) também se preocupa em  fazer indicações de lazer para famílias que tenham crianças ou adolescentes com o problema, e que se atrapalham ao tentar distraí-los nas férias. Os pais e especialistas sabem o quanto é difícil divertir a meninada, principalmente durante os períodos sem escola, já que a mudança de rotina não é tão fácil para o autista.

“Sabemos que o período das férias escolares é um grande desafio para os pais de autistas, considerando a grande mudança na rotina e a pouca informação sobre possibilidades atrativas e interessantes para estas famílias com atividades fora de casa, em espaços inclusivos. Pensando nisso, mapeamos e visitamos com nossos assistidos a algumas atrações”, diz Kadu Lins, sócio fundador e atual CEO do IDA. “E, após a vivência com a garotada do IDA, estamos recomendando alguns ambientes que estão totalmente preparados para este público e que ainda proporcionam importantes experiências sensoriais e de desenvolvimento”. Segundo o livro “O cinza e outras cores”, da especialista Olga Osken, “o autismo é uma desordem no desenvolvimento, que se inicia desde o nascimento, ou se desenvolve nos primeiros anos de vida”. Lembra que “autismo significa ausente ou perdido”, e que existem três tipos de autismo. Explica que não há medicamentos para autismo, e que a solução “está em prover terapias apropriadas e criar uma rotina familiar para dar sequência ao tratamento”.

Ou seja, além dos tratamentos especializados – terapeuta ocupacional, fonaudiólogo, instrutor especial – etc, é muito importante a interação do autista com a família, a quem cabe dar-lhe apoio e atender suas necessidades. E diverti-lo, claro. Nas férias, nada melhor do que propiciar momentos de lazer, que contribuam para o bem estar dos autistas. Então, o IDA selecionou alguns programas que podem fazer bem à garotada. Todos foram visitados pela equipe do IDA e devidamente testados.

Veja algumas dicas:

A exposição “Paisagens de Van Gogh”.  Instalada no Shopping Recife, em Boa Viagem, conta com experiências interativas, atividade de realidade virtual e música, uma interessante  imersão no rico universo do pintor holandês. Ainda no mesmo centro de compras, a equipe do IDA indica também o espaço “Novo Quintal”, que possibilita liberdade para a exploração dos ambientes com recreação e estímulos lúdicos e educativos, estimulando o desenvolvimento motor e criativo da meninada. Outra boa pedida é o “Game Station”.

Com unidades em diversos shoppings da Região Metropolitana do Recife, o parque de diversão conta com atrações para todas as idades e brinquedos que garantem momentos de lazer para toda a família. A marca tem operações atualmente nos shoppings Recife, RioMar, Camará, Plaza Shopping, Tacaruna e Guararapes. Uma quarta indicação, esta cem por cento gratuita, é para o Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife Antigo, um dos mais modernos equipamentos culturais do Brasil, e um dos queridinhos da população pernambucana. Ele está instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife. Durante todas as terças de julho, o museu apresenta o projeto cultural “Um Cais de Histórias”, que conta com pocket shows, apresentações e contação de histórias sobre as origens do povo sertanejo de Pernambuco. O tour é gratuito e acontece das 15h às 16h.

Abaixo, você confere outras bonitas experiências de inclusão com autistas, pessoas com Síndrome de Down, cegueira ou mesmo com dificuldades de locomoção

Leia também
Colônia de férias para autistas no Recife
Casa Azul para atender autistas vira exemplo em Macaparana
Sou diferente e faço a diferença
Portadores de Síndrome de Down ganham curso de jornalismo em PE
Síndrome de Down: Expedição 21
Caminhada para cadeirantes fez sucesso
A luta por inclusão e acessibilidade
Renata Tarub: dança e inclusão social
Jovens da Apae mostram seus talentos
O “ser humano encantado do frevo”
O frevo inclusivo de Werison
Esplendor e cinema para cegos
Festa inclusiva no Parque da Jaqueira
Com respeito construímos a igualdade
Bruno, exemplo a ser seguido
Bruno, exemplo para todos
Saga de Bruno Ribeiro vira cordel
Encontro na estrada: passeio inclusivo
Abertura do carnaval com inclusão
Cadeirante merece respeito
Cadê o respeito aos cadeirantes ?
Carnaval inclusivo no Recife Antigo
Isso é muito bom: carnaval inclusivo
Carnaval sem barreiras em Boa Viagem

Fenearte inclusiva: a primeira pizzaria do mundo com jovens com síndrome de down
Faça um passeio interativo pelo mundo de Van Gogh
Cais do Sertão tem Japonesia

Serviço
Para mais informações sobre as atrações sugeridas:
Paisagens de Van Gogh: https://bileto.sympla.com.br/event/73876

Novo Quintal: (81) 3031.6212
Game Station: https://www.gamestation.com.br}
Centro Cultural Cais do Sertão: (81) 3182. 8267
SIGA O INSTITUTO DO AUTISMO
Instagram: @institutodoautismo

www.institutodoautismo.com

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / IDA

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.