Discussão: Legado de Marco Camarotti

Compartilhe nas redes sociais…

Nem tudo no 18º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco é espetáculo no palco. O encontro também promove oficinas, conferências, rodas de conversa. Nessa segunda-feira (18/7), às 19, haverá palestra gratuita com o tema Brincando com Camarotti: O Teatro para infância a partir do olhar de Marco Camarotti. Será no Sesc Santo Amaro, que também vem abrigando parte das apresentações de palco do evento. A palestra será ministrada pela filha, Maria Clara Camarotti (foto).

Ela é uma das pesquisadoras do legado de Marco Camarotti. PhD em teatro, ele desenvolveu pesquisas profundas relacionadas ao teatro para infância e à criação teatral com e para a criança. Suas pesquisas, experiências e teorias foram publicadas em diversos livros como A Linguagem no Teatro Infantil e Diário de Um Corpo a Corpo Pedagógico, que são referenciados como base de estudos em cursos de Teatro no Brasil. Em seus mais de 45 anos de atividade teatral, Marco dedicou sua vida e obra a defender a estética infantil e o lugar da criança no teatro.

Além de movimentar os palcos, festival de teatro voltado para crianças tem palestras e outras atividades.

Já Maria Clara é arte-educadora formada na Universidade Federal de Pernambuco e mestranda no programa de pós-graduação em artes cênicas da Universidade Federal da Bahia. É atriz e diretora teatral atuante há 25 anos. Na palestra, ela convida o público a adentrar no mundo da pesquisa desse artista e professor pernambucano, jogando com todo o ensinamento deixado por Marco, que morreu em 2004. A ideia é refletir sobre a criança, o teatro o lúdico em tempos atuais e contemporâneos. A palestra integra o 9º Colóquio do Teatro para Infância e Juventude promovido pela Métron Produções dentro da programação do Polo Formação do Festival.

A palestra ocorre dentro do  9º Colóquio do Teatro para Infância e Juventude, que integra a programação do 18º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco tem o patrocínio da Secretaria de Cultura do Recife, Fundação de Cultura Cidade do Recife e Prefeitura do Recife; e uma rede de apoiadores formada por CEPE (Companhia Editora de Pernambuco), SESC Pernambuco | Fecomércio, Rede Globo, rádios Nova Brasil e Music FM, Virtual Filmes, Masartes – Oficina de Sonhos, PJ Eventos e Vision Mídia. Este ano, os homenageados são os produtores culturais Ivanildo dos Anjos e Roberto Oliveira, da Capibaribe Produções.

Leia também
 Teatro para bebês é novidade em festival
Festival tem 25 espetáculos e começa com A Bela Adormecida
Mamulengo Risadinha é o primeiro grupo infantil de teatro de bonecos
A Bela Adormecida:  Três séculos de sucesso
Saltibancos de graça no Tacaruna
As torres do Barão e Rapunzel
Tem teatro no Jardim do Plaza
“O dia em que a morte sambou”
Teatro de sombras no Eufrásio Barbosa
Sombras e assombros: Perna Cabeluda, Comadre Fulozinha, Cabra Cabriola
Histórias para voar chega ao Recife
Não perca “O Peru do Cão Coxo”
Teatro: Baile no Recife e o Peru no interior
Dia da Criança: Cais do Sertão de graça
Museu do Mamulengo de Glória do Goitá: “Mais mamulengo, menos Barbie”

SERVIÇO – ATIVIDADE GRATUITA
9º Colóquio do Teatro para Infância e Juventude
Palestra: Brincando com Camarotti: O Teatro para infância a partir do olhar de Marco Camarotti
Data/Hora: Segunda 18/07 às 19h

Local: Teatro Marco Camarotti (SESC Santo Amaro)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.