Dia da Terra: Você conhece as unidades de conservação do Recife?

No Dia da Terra – que tanto precisa de verde e de águas limpas – é bom lembrar. É que embora o Recife registre, sempre, cenas de arboricídio, ainda possui cerca de 38% de seu território sob proteção, através de 25 Unidades de Conservação da Natureza. Ao todo, elas somam uma área de 8.422 hectares, distribuídos em 39 bairros.

Nem todas, no entanto, estão tão protegidas quanto mereciam. Infelizmente. Mas há áreas como o Parque da Jaqueira e o Jardim Botânico que estão conservados. Porém há outras, como o Campo do Jiquiá (foto acima), em total abandono. Uma tristeza, e o matagal comendo tudo, enquanto projetos para transformá-lo em parque científico e cultural fica esquecido na burocracia do setor público. É lá que fica a única torre de atracação do Zeppelin de pé ainda no mundo. Fotos antigas, da época do dirigível mostram  riachos cristalinos que corriam no meio de sua vegetação, hoje transformados em esgotos a céu aberto.

Unidade de Conservação Sítio Grande tem muita área verde, mas o avanço da selva de concreto é grande

Outro mal exemplo é  Açude de Apipucos, inteiramente dominado pelo despejo de dejetos orgânicos e lixo. É preciso, no entanto, reconhecer. A limpeza de sua lâmina d´água é diariamente efetuada por garis da Prefeitura, porém o trabalho é interminável, pois quanto mais tiram mais lixo aparece. As margens do açude também estão esquecidas, e a passarela de madeira ao seu redor tem brechas grandes que se o pedestres não tiver cuidado pode cair na água suja. Pescadores que tentam, ainda hoje, pegar alguns peixes no Açude, cansam de puxar redes e anzóis com lixo.

Entre as unidades de conservação da natureza localizadas no Recife estão: Parque Municipal dos Manguezais (entre Pina, Boa Viagem e Imbiribeira); Campo do Jiquiá (Jiquiá); Engenho Uchoa (Ibura); Mata do Barro (Barro); UNC Mata do Curado, Matas do Curado e Jardim Botânico do Recife (Curado); Mata das Nascentes e Mata da Várzea (Várzea); Mata de Caxangá; Apa das Capivaras, Iputinga e Açude de Apipucos (Apipucos); Parque da Jaqueira (Jaqueira); Dois Irmãos; Dois Unidos; Sítio Grande e Joana Bezerra.

UCN Joana Bezerra: muito concreto, mas proteção da vegetação ciliar aos lados do Rio Capibaribe

Do total de 25 UNCs, 22 já tiveram suas categorias definidas por leis, uma vez que estão com plano de manejo e Conselho Gestor estabelecidos, e assim fazem parte do catálogo do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O cadastro é mantido pelo Ministério do Meio Ambiente e conta com a colaboração dos órgãos gestores federal, estaduais e municipais, o que permite à sociedade acompanhar os resultados das ações governamentais de proteção do patrimônio biológico nacional. Um sistema de banco de dados com informações padronizadas das unidades de conservação geridas pelos três níveis de governo e por particulares.

É naquele ambiente que são apresentadas as características físicas, biológicas, turísticas, gerenciais e os dados georreferenciados das unidades de conservação e tem como principal objetivo disponibilizar informações oficiais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação  (SNUC). Entre as unidades de conservação da natureza localizadas no Recife estão: Parque Municipal dos Manguezais (entre Pina, Boa Viagem e Imbiribeira); Campo do Jiquiá (Jiquiá); Engenho Uchoa (Ibura); Mata do Barro (Barro); UNC Mata do Curado, Matas do Curado e Jardim Botânico do Recife (Curado); Mata das Nascentes e Mata da Várzea (Várzea); Mata de Caxangá; Apa das Capivaras, Iputinga e Açude de Apipucos (Apipucos); Parque da Jaqueira (Jaqueira); Dois Irmãos; Dois Unidos.

Leia também
Conheça melhor as 25 unidades de conservação do Recife
O Recife é uma cidade verde?
O abandono do Açude de Apipucos e o  pier que nunca foi concluído
Fauna urbana: Dona Noêmia e o jacaré amigo do Açude de Apipucos
Açude de Apipucos virou um lixão
Pandemia: Minha vida com os  saguis
Olha! Recife visita relíquia da história mundial do tempo dos zeppelins
Jardim Botânico reabre com Arena Arbo e seu oitavo jardim temático
Bromélias são reintroduzidas ao seu ambiente natural
Isolamento: Jardim Botânico virtual
Olha! Recife tem programação verde
Jardim Botânico revela vida das aves
A caatinga no Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica 
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Trilha ecológica para pais e filhos
Trilha cega com lápis semente
A caatinga no Jardim Botânico
A trilha cega e o rap da natureza
Feriadão: trilha cega e oficina de mudas e hortas
Ecoférias começam no Jardim Botânico
Cozinha sustentável no Jardim Botânico
Jardim Botânico amplia serviços

Aprenda a fazer adubo entre os sons da natureza
Começa reforma na Lagoa do Araçá
Viva a natureza! Jardim Botânico abre no feriado

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / SMAS Recife 

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.