Viva a natureza! Jardim Botânico abre no feriado

Nesses tempos de pandemia, é sempre bom evitar ambientes fechados. Quanto maior for o espaço ao ar livre e com menos aglomerações, menor o risco de contrair infecção pelo novo coronavírus. No Recife, os parques voltaram a funcionar, embora o mais famoso deles, o Parque Estadual de Dois Irmãos, o Pedi, ainda esteja fechado ao público, sem previsão de reabertura devido à Covid-19. Para curtir o feriado, hoje, uma boa opção é o Jardim Botânico do Recife que, ao contrário do Pedi, estará de portas abertas.

O horário de funcionamento é de nove às 15h, e a entrada é gratuita. É um bom programa para adultos e crianças, até porque todo mundo está cansado de tanto confinamento. E uma oportunidade para se conhecer melhor a Mata Atlântica, já que é em uma área protegida de 10,7 hectares deste bioma que o JBR está inserido. A reserva ambiental é totalmente estruturada para receber os visitantes. E não pensem que tudo no JBR é Mata Atlântica.

Ele tem espécies de regiões como a Amazônia, Sertão e até do Cerrado.  A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife informou que o JBR conta com sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais.  Na verdade, esqueceu que agora são oito. O último a ser implantado foi o Jardim dos Biomas, que fica junto à Arena Arbo (foto abaixo), uma das mais novas atrações do JBR. Além de área pública de lazer e contemplação, o espaço abriga um corpo técnico que realiza pesquisas voltadas à botânica, restauração florestal e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Algumas atividades recreativas e educativas, no entanto, estão suspensas por conta dos protocolos sanitários.

Instalada ao lado de plantas características das regiões agrestes, a Arena Arbo é uma das atrações do JBR

Além de área pública de lazer e contemplação, o espaço abriga um corpo técnico que realiza pesquisas voltadas à botânica, restauração florestal e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Algumas atividades recreativas e educativas, no entanto, estão suspensas por conta dos protocolos sanitários. Já a Arena Arbor, destinada a encontros ambientais e lazer contemplativo.

O  Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Carlos Ribeiro, lembra que todas as medidas estão sendo aplicadas no local para evitar a proliferação do novo coronavírus. “Os visitantes poderão usufruir da beleza do JBR e se conectar com a natureza respeitando e seguindo as nossas normas de higienização para manter a proteção do público e dos nossos colaboradores. Uso de máscara, controle do fluxo de entrada e distanciamento social são algumas medidas que estamos adotando”, explica.

Leia também:
Bromélias são reintroduzidas
Jardim Botânico ganha Arena Arbo
Jardim Botânico reabre com Arena Arbo e seu oitavo jardim temático
Isolamento: Jardim Botânico virtual
Olha! Recife tem programação verde
Jardim Botânico revela vida das aves
A caatinga no Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica 
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Trilha ecológica para pais e filhos
Trilha cega com lápis semente
A caatinga no Jardim Botânico
A trilha cega e o rap da natureza
Feriadão: trilha cega e oficina de mudas e hortas
Ecoférias começam no Jardim Botânico
Cozinha sustentável no Jardim Botânico
Jardim Botânico amplia serviços

Aprenda a fazer adubo entre os sons da natureza

Serviço:
O quê: Jardim Botânico do Recife
Onde: Br 232 (S/N), km 7,5, no Curado
Quanto: entrada grátis
Protocolo sanitário: Entrada só é permitida com máscaras
Horário: 9h às 15h
O que ver: Mata Atlântica, espécies de vários biomas brasileiros e oito jardins temáticos ( Cactos, bromélias,  orquídeas, palmeiras, plantas medicinais, sensorial, plantas tropicais e jardim dos biomas.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: PCR / Divulgação / Acervo #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.