“Devolva meu São João” vale no Recife

Compartilhe nas redes sociais…

Acho o máximo a Caminhada do Forró, que entrou este ano em sua décima terceira edição. Mas, sinceramente, gostava mais quando ela era puxada pelos sanfoneiros, sem presença da Frevioca que, nesta época, vira Forrioca. Mesmo sem a ajuda de som exagerado, os sanfoneiros puxavam o cordão pelo Recife Antigo, com aquele jeitinho gostoso das antigas festas do interior. Milhares de pessoas iam, dançando com a animação de quem segue um bloco carnavalesco, onde o passo do frevo era substituído pelo arrasta-pé.

Tenho nada contra a Frevioca, desculpe, Forrioca. Mas achava a festa muito mais bonita, com o cortejo puro e simples, dos sanfoneiros. Era lindo, romântico, autêntico. Uma delícia. A concentração, como nos anos anteriores, foi na Rua da Moeda até o bairro do Recife, agora em volta da Forrioca, com som altão. A Caminhada do Forró foi na  noite da quinta-feira. Mas não posso deixar de fazer o registro aqui. São João, para mim, é tão lindo quanto o carnaval.

Nada como um São João movido ao forró nordestino. Pois é assim que a festa promete ser boa no Recife.
Nada como um São João movido ao forró nordestino. Sem Safadão, Fulaninho da Pegação nem funkão, festa aqui será boa..

São duas festas que adoro, desde os tempos de criança, quando passava o ano inteiro olhando o calendário, esperando que elas chegassem. Tinha horror à quarta-feira de cinzas. E ficava triste no dia 29 de junho, porque sabia que a data fechava a temporada de quadrilhas, fogos, fogueiras. A Caminhada do Forró acabou no Arsenal da Marinha, onde 15 forrozeiros animaram o arraial improvisado, no meio da rua. Entre os artistas convocados estavam Irah Caldeira, Petrúcio Amorim, Terezinha do Acordeon e Nádia Maria. Os homenageados do São João do Recife 2017, Edmílson do Pífano e Cristina Amaral, também estavam na festa.

Em meio à polêmica com os convidados dos arraiais juninos pelos municípios do interior  nordestino – como Caruaru e Campina Grande – o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), aproveitou o dia de tantos sanfoneiros na rua para divulgar a programação junina de 2017. Tudo a ver. Até agora, os artistas escalados para os 35 arraiais espalhados na cidade, são todos gente da terra,do autêntico forró. Viva o São João! Viva os autênticos sanfoneiros! Viva o legítimo forró pé de serra. E viva os sanfoneiros que deflagraram uma campanha contra a invasão de outros ritmos na temporada do forró. #DevolvaMeuSãoJoão.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.