Detonado, Centro de Convenções é alvo de concessão a consórcio mineiro. Saiba qual

Será que vai melhorar? Há tempo que produtores culturais e de eventos se queixam do péssimo estado de conservação do Centro de Convenções de Pernambuco. Há quem relate dificuldade até para organizar e decorar camarins de artistas, como ocorreu no show de Caetano Veloso. Segundo a produção, o ambiente era de completa penúria e deu muito trabalho à turma que fez o maior esforço para deixar o espaço confortável e digno de abrigar o artista. Pior, no meio do show, Caetano foi surpreendido com um timbu, que quase passa sobre seus pés, no palco. Ainda bem que era um timbu. Mas nas redes sociais, houve quem confundisse o marsupial com gabiru, que vem a ser rato de esgoto. Nessa sexta, o Governo de Pernambuco anunciou a assinatura do contrato de concessão do Cecon ao consórcio mineiro Cid Convenções.

Será bom ou ruim? É o que vamos ver, nos  próximos meses. O Cid Convenções ficará responsável pela administração, operação e manutenção do local. A cerimônia de assinatura ocorreu no gabinete do governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas. O valor do contrato é de mais de R$ 580 milhões, a serem investidos pela concessionária no período de 35 anos. “A partir da outorga, o uso dos recursos públicos será otimizado, reduzindo em R$ 29 milhões o valor empregado anualmente pelo Estado no equipamento”, afirma nota distribuída pelo governo estadual. “Uma parceria em favor dos negócios, do turismo, das feiras e do empreendimento do nosso Estado. É um grupo que tem conhecimento e que vai poder oferecer um ambiente cada vez melhor para receber as pessoas e, acima de tudo, pensando no futuro e no desenvolvimento de Pernambuco”,, pontuou o governador Paulo Câmara.

Em 2017, o #OxeRecife denunciou a situação de abandono do Cecon, alvo de concessão ao setor privado em 2022

Os entendimentos duraram um ano. “Apesar de ser um equipamento que já funciona muito bem, o Centro de Convenções precisa de modernizações que a empresa vai fazer, através de investimentos durante esse período, detalhou Milu Megale, Secretária de Turismo de Pernambuco. No projeto, estão previstas a recuperação da entrada principal da estrutura, a instalação de salas multiuso, a preparação para instalação de uma área gourmet e a criação de área para eventos externos, além de manutenção na estrutura do complexo.

“É um ótimo equipamento, com uma capacidade muito boa e uma arquitetura muito bonita, isso chamou nossa atenção. A expectativa é muito grande. Já existe um projeto com previsão de melhorias na infraestrutura, além de planejamento para realização de shows e eventos no local, focando no ano que vem. Estamos muito animados com a vinda para Pernambuco”, afirmou Wesley Bambirra, presidente da Infracon Engenharia e Comércio, participante do consórcio, composto ainda pelas empresas Dezembro Eventos e Conata Engenharia. Esperamos que a parceria realmente contribua para melhorar o funcionamento do Cecom, que fica atrás de outros equipamentos do gênero no Nordeste. Um dos eventos mais conhecidos que ocorre sempre no Centro de Convenções é a Fenearte. Em 2017, o #OxeRecife já denunciava a situação do Cecon. Desde então, pouco foi feito para melhorar.

Leia  também
Centro de Convenções parece cemitério

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cecon e SEI

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.