“Corpo onírico” junta sonho e natureza

Corpo Onírico. E bota onírico nisso. Pelo menos, essa é a proposta da videodança que será lançada na noite dessa terça-feira (14/06), no Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) do Recife. O encontro com o público começa às 18h30, mas a partir das 19h haverá uma performance, seguida de exibição do vídeo às 19h30. O acesso é gratuito, e o CCBA fica na Rua do Sossego, 364, no bairro da Boa Vista.

Além das sessões de cinema, uma delas com áudio descrição, o evento contará com exposição de fotos e vídeos, performance e roda de conversa com participação da equipe de produção da obra audiovisual. Corpo Onírico tem roteiro e direção de Marina Mahmood, e terá a sua pré-estreia com duas exibições abertas ao público. A expô fica em cartaz no mesmo local até 30 de junho, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h30. E aos sábados, das 9h às 13h. Ela inclui fotos que contam como foi o processo de criação do vídeo.

Videodança “Corpo Onírico” tem clima de sonho e de aproximação com a natureza e tem acesso gratuito.

O trabalho conta com  financiamento do Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco (Funcultura) e apoio do Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA).    A videodança Corpo Onírico incita o questionamento sobre como os corpos – individuais e coletivos – podem se nutrir de experiências mais diretas com a natureza interior (os instintos, a intuição e a energia vital) e como resgatar essa experiência pela criação de cenas oníricas nas paisagens. A história fala de uma mulher que busca expandir a sua natureza porque não pode mais contê-la. Seu corpo quer habitar os sonhos, dançar nas paisagens e ser só essência. Na Ponte Boa Vista, no Centro do Recife, ela encontra um arco de fogo que a transporta ao mundo sutil. Lá, ela descobre a potência ao dançar com outros seres, conectadas aos elementos da natureza. “A ideia do projeto seria criar uma videodança em que o espectador se visse imerso nas sensações provocadas pela interação das linguagens, numa espécie de sinestesia que apura os sentidos corporais para além do meramente visual”, explica a diretora, roteirista e também artista da dança que compõe o elenco do filme Marina Mahmood.

A trilha sonora do espetáculo tem a marca dos músicos Iezu Kaeru (autor da trilha de filmes como o longa Um lugar ao Sol e do curta Entre Marés) e Tomaz Alves Souza (autor de trilhas para cinema como os longas Bacurau e Cinema, Aspirinas e Urubus). Eles produziram uma trilha sonora original especialmente para a videodança Corpo Onírico, amplificando os diálogos entre dança, cinema e música. Em solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e também da Zona da Mata de Pernambuco, o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) do Recife, onde ocorrerá a pré-estreia da videodança Corpo Onírico, será um ponto de arrecadação de mantimentos. O acesso ao evento é gratuito, mas a equipe de artistas está estimulando o público que irá prestigiar a obra a ajudar doando alimentos não perecíveis, água, materiais de higiene e limpeza, roupas e lençóis. Os insumos recebidos no local serão direcionados para as famílias que foram afetadas pelo fenômeno natural e pela falta de medidas de prevenção nessas áreas de risco por parte dos municípios e Estado.

Leia  também
Acervo e memória da dança em  Pernambuco
Entranhas e estranhas marcas: Dança, fêmeas, cicatrizes
Mostra de dança acaba com três espetáculos no Santa Isabel
Conceição em Nós: Dança retrata Morro
Mostra de dança tem DNA do frevo
Relacionamento abusivo vira espetáculo de dança “Eu Mulher”
Quando a dor do câncer vira dança
Dança sobre vida depois da morte
História de Brasília Teimosa vira dança
Entra apulso no palco: “Pode entrar”
Noite flamenca na terra do frevo
Quadrilhas ganham palcos
Chico Science redivivo
O homem de mola do Guerreiros do Passo
Renta Tarub: Dança e inclusão social
Jornada virtual, a dança da pandemia
Violetas da Aurora em movimento

SERVIÇO
Pré-estreia da videodança Corpo Onírico
Data: 14 de junho (terça-feira)
Horário: a partir das 18h30
Local: Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) – Rua do Sossego, 364 – Boa Vista, Recife – PE
Acesso: gratuito
Classificação: não recomendado para menores de 14 (catorze) anos
Acessibilidade: audiodescrição na segunda exibição da videodança e debate com intérprete de libras
Tempo de duração da videodança: 17 minutos e 7 segundos (17’ 7’’)
Campanha de doação para vítimas das chuvas: alimentos não perecíveis, água, materiais de higiene e limpeza, roupas e lençóis.

PROGRAMAÇÃO
18h30: Abertura de exposição de processos com fotografias do videodança
19h: Performance com Marina Mahmood
19h30: Exibição de Corpo Onírico
20h: Exibição de Corpo Onírico com audiodescrição
20h30 – 21h: Debate com a presença de um intérprete de libras
21h – 21h30: Confraternização

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Alexandre Salomão / Divulgação

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.