Taí, gostei. Se o Conecta Recife já funciona para tantas coisas – inclusive para o garantir o sucesso no processo de agendamento da vacinação contra a Covid-19 – por que não usar o aplicativo, também, na distribuição de ingressos dos concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife? E aí vem a notícia boa: o sistema acaba de entrar em funcionamento, mas ainda em caráter experimental. Por esse motivo, essa primeira distribuição via site será de apenas 200 unidades, quando o Teatro Santa Isabel acomoda cerca de 570 espectadores. A notícia ruim é que os ingressos esgotaram rapidamente.
A intenção é que a cada concerto, eles sejam disponibilizados no site e no app (https://conecta.recife.pe.gov.br), para o concerto da OSR desta quarta-feira (12). Antes dessa iniciativa, o público tinha que chegar uma hora antes da apresentação no Teatro Santa Isabel, para retirar os tíquetes na bilheteria. Com o novo sistema, a pessoa garante logo o seu ingresso e não precisa mais correr. Porém, como o modelo está ainda em experiência, a quantidade distribuída virtualmente ainda é pequena. E cá para nós, voou. A bilheteria virtual iria ficar aberta até o meio dia de amanhã ou enquanto durassem os ingressos. Gratuitos, os concertos da OSR costumam atrair multidões.
Tanto é assim, que as pessoas que não conseguem ingressos, ficam na fila e têm prioridade de entrada nos concertos seguintes. É bom saber disso, nesses tempos de tantas músicas de gosto duvidoso e pobreza poética. Como me lembrou certa vez o Mestre Ariano Suassuna, o que é clássico e universal hoje, já foi popular e local um dia. Porém o que é bom, vira eterno, não é? O concerto da quarta-feira acontece a partir das 20h. Os contemplados receberão os ingressos digitais via mensagem de WhatsApp, que será enviada para o número informado ao site. Na iniciativa privada, há plataformas digitais como a Sympla, que facilitam a venda de ingressos de espetáculos ou shows via virtual, porém o cidadão paga uma taxa pelo serviço. No caso do Conecta Recife, é tudo grátis.
“A novidade é mais uma estratégia adotada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, no sentido de criar alternativas e caminhos para viabilizar, sem transtornos, a diversificação do público e a democratização do acesso às apresentações do mais antigo conjunto orquestral em atividade ininterrupta do país”, informa a PCR. Como é uma experiência de transição, até que todos os ingressos disponibilizados venham a ser digitais, será mantida a distribuição de ingressos na bilheteria, uma hora antes do concerto. Aviso: Mais uma vez será feito o cadastro das pessoas que não forem atendidas, em função da capacidade de público do teatro, para garantir prioridade de acesso no próximo concerto, no dia 19. E viva à música clássica e à democratização do acesso à cultura!
No primeiro link, abaixo, você confere mais informações sobre a temporada de concertos da OSR, com horários e dias das apresentações. E também outras informações sobre a entidade.
Leia também
Orquestra Sinfônica estreia temporada de concertos no Santa Isabel
Orquestra Sinfônica faz concerto na Igreja da Madre de Deus
Orquestra Sinfônica oferta concertos gratuitos por dois dias
Orquestra Sinfônica nos ritmos do maracatu, caboclinhos, aboios e trilhas sonoras
Orquestra Sinfônica do Recife volta em grande estilo e com novos maestros
Orquestra Sinfônica inaugura novidade para os “sem ingresso”
“Abertura trágica” no concerto da Orquestra Sinfônica
A Sinfônica a mais antiga do Brasil
Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos
O lado alucinante da música clássica
Sinfônica reverencia pernambucanos
Tchaikovsky e Mozart para todos
A melhor sinfonia de Tchaikovsky no TSI
Concerto tem Carmina Burana e Imagine
Aprenda a gostar de música erudita
Aula de boa música para jovens
Sonhos de uma Noite de Verão
Os sons da natureza de Beethoven
Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos
O lado alucinante da música clássica
Música clássica de graça
Música erudita para a meninada
Aprenda a gostar de música erudita
Sinfônica mostra versão inédita de Caticum
Projeto Música na Igreja está de volta
Só mulheres no Música na Igreja
Leonard Cohen e Jonh Lennon no Projeto Música na Igreja
Música na Igreja vai ser na Macaxeira
Duas estreias no Música na Igreja
“Música na Igreja” em clima de Natal
Não perca hoje o Música na Igreja
Domingo Musical na Igreja e no Palácio
Parque da Macaxeira: Piano para todos
Hoje tem Projeto Música na Igreja
Filarmônica e resgata de cidadania
Orquestra Filarmônica na Igreja
Dia Santo com concerto gratuito da Orquestra Filarmônica na Igreja da Madre de Deus
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Brenda Alcântara / PCR