Com temática açucareira, “Tem uma usina dentro de mim” oferta sessões gratuitas no SESC Santo Amaro

Desde os tempos do Brasil Colônia, a nossa sociedade é marcada pelo açúcar, seja por seu cultivo e exploração, que ajudou a moldar economicamente o país, até o seu consumo, que tanto delineia a alimentação e a nutrição dos brasileiros. Os setes personagens da peça  Tem uma usina dentro de mim (ou Sine Qua Non), vivem experiências deflagradas a partir de uma situação de horror e todos têm suas histórias de alguma maneira impactadas pelo açúcar. A peça, com dramaturgia e direção de Jorge de Paula, faz curta temporada no Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro.

As apresentações abertas ao público vão de 31 de março a 2 de abril, de sexta a domingo, com sessões duplas diariamente: às 18h e às 20h. Os ingressos são gratuitos (é preciso retirar uma hora antes de cada sessão na bilheteria do teatro). Porém nos dias 29 e 30 de março, quarta e quinta-feira, o grupo faz apresentações fechadas da peça com ações de acessibilidade para associações de pessoas em vulnerabilidade social e grupos culturais. No total, a peça terá 10 sessões.

O autor escreveu o texto em 2014, durante uma experiência com o grupo Magrÿkory, do Sesc Santa Rita, no Recife. Mas com o passar do tempo, o teatrólogo conseguiu estabelecer outras conexões, relações e referências a partir da dramaturgia. “A minha definição para o espetáculo junta muitas referências e estudos que tenho feito nos últimos anos, além da minha experiência pessoal. Digo que é um carrego adulcicarado fármaco-pornográfico”, explica Jorge de Paula.

Se dramaturgia não necessariamente faz menção direta ao açúcar, a encenação está repleta de referências sobre o  tema, incluindo a cenografia (de Renata Gamelo),o figurino (de Thiago Amaral) a  sonoplastia (de Marcelo Sena). “Há uma empreitada açucareira que ajudou a nos forjar e que impacta as nossas vidas sem que muitas vezes tenhamos noção disso. É o que acontece com esses personagens. Alguns são doces, mas guardam o horror em si”, conta Jorge de Paula, arte-educador, licenciado em Educação Artística/ Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco. E que é, também, ator, encenador, escritor e produtor cultural.

Leia também
Depois de arrebatar 75 prêmios, “A Cor Púrpura” faz temporada no Teatro do Parque
Sopro D´Água: Que tal lembrar o Dia da Água assistindo um espetáculo de dança?
Clássico de Garcia Lorca vira “Yerma  Atemporal”
Teatro do Parque tem “As Cadeiras”
Corpo Ritual: Grupo Totem comemora 35 anos abrindo inscrição para oficina gratuita
Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros movimenta os palcos
Branca Dias reinaugura teatro
Mulheres ganham ruas e palcos com Mostra Teatral Rosa dos Ventres
Mostra Obinrin Kunhá exibe danças populares apenas por mulheres
Rosa dos Ventos no Casarão Magiluth
Violetas da Aurora em movimento
A resistência das Violetas da Aurora

Teatro do parque tem “As Cadeiras” e “O Avesso do Bordado”
Teatro do Parque comemora 107 anos com concerto da Banda Sinfônica do Recife
Usina de Arte inaugura editora
Magiluth mostra atualidade em Morte e Vida Severina
“O Dia em que a Morte sambou”
Passada a folia do carnaval, vem aí a Paixão de Cristo da Nova Jerusalém

SERVIÇO:
Tem uma usina dentro de mim (ou Sine Qua Non)
Quando:  Quarta e quinta,  29  e 30 de março (apresentações fechadas, com ações de acessibilidade e grupos em situação de vulnerabilidade social, e grupos culturais; e  31 de março a 2 de abril (de sexta a domingo), às 18h e às 20h, para o público em geral.
Onde: Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro – Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro)
Ingressos: Gratuito. É preciso retirar o ingresso na bilheteria do teatro 1h antes de cada sessão. Sujeito à lotação do espaço.
Duração: 1h15
Classificação indicativa: 18 anos
Informações: (81) 3216-1728
Apoio: Funcultura

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Marina Branco / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.