Com 140 alunos, a única escola de circo que funciona em Pernambuco tem 24 anos de atividade. E não tem ajuda oficial. Mas oferta aulas gratuitas a crianças e adolescentes da Zona Norte do Recife, conseguindo se manter através de editais. Com a pandemia, os editais estão suspensos, assim como apresentações que garantem uma parte das despesas de manutenção da entidade. Ou seja, a coisa complicou para seus professores e alunos. Por esse motivo, a Escola Pernambucana de Circo decidiu fazer uma vaquinha virtual, para manter as atividades, mesmo durante o período de isolamento social. A meta é arrecadar R$ 30 mil, dinheiro que será suficiente para fazer 30 esquetes, que poderão ser assistidas das janelas, varandas e terraços de casas e edifícios daquela populosa área do Recife.
A Escola Pernambucana de Circo (EPC), fica no bairro da Macaxeira, por onde há dias que costumo passar em minhas caminhadas matinais, agora suspensas, por imposição do isolamento devido à Covid-19. Da rua, fico vendo à distância a meninada se exercitando entre malabares e fitas acrobáticas. Desde o início da pandemia, que as atividades da EPC estão suspensas. Para não parar, a escola lançou na plataforma Benfeitoria, a campanha Circo em frente de casa, que consiste na série com 30 apresentações de palhaços de grupo formado pela EPC, a Trupe Circus, O público alvo é são as comunidades da Zona Norte do Recife.
A Trupe Circus é um grupo profissional, constituído há mais de quinze anos pela EPC. Com 30 artistas e um repertório de dez espetáculos, faz apresentações, ministra oficinas pedagógicas, assim como diverte o público em recepções e até em eventos corporativos. Com essas atividades, a Trupe garante 40 por cento das despesas com manutenção e folha de pagamento da EPC (que tem 14 funcionários). A parte restante chega via editais. Com o isolamento social, a Trupe está parada, sem novos contratos. E, sem novos editais, a EPC em dificuldade para se manter.
Assim que os recursos forem conseguidos, começam as apresentações. Elas serão sem aglomerações, respeitando as distâncias e usando os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os artistas vão ensinar a forma correta de lavar as mãos, usar as máscaras, usar o álcool gel e fazer a limpeza da casa. Para tal, eles vão usar os elementos da arte circense como malabares, bola de equilíbrio e apresentações com palhaços, levando informação e entretenimento às famílias. O público poderá assistir às apresentações das suas janelas, varandas e terraços. Durante a ação, ainda serão distribuídos kits de higienização para as famílias.
Boletim divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde indica que o número oficial de pessoas infectadas pela Covid-19 em Pernambuco chega a 15.588, sendo 8.205 considerados graves e 7.383 tidos como leves. Os números incluem os 687 novos casos, confirmados nas últimas 24 horas, quando 74 mortes foram confirmadas em laboratório como provocadas pelo novo coronavírus. O total de óbitos em todo o Estado chega a 1.298.
Leia também:
Boas ações na pandemia
Pandemia tem delivery de palhaços
Clube das Pás: Das festas à pandemia
Pandemia: Socorro para os artesãos e venda virtual
Pandemia: A corrente do bem
No Brasil, 3,6 mil respiradores precisam de reparo. Parceria para conserto
Coronavírus e a rede de solidariedade
Grupo Moura: das baterias à fabricação de máscaras contra o corona
Pandemia: Pensar no coletivo é preciso
Cufa-PE vai à favela contra o coronavírus
Cannibal contra o coronavírus
Trem do bem: desinfecção e doação
Quem pagou por exames da Covid-19 pode ter dinheiro de volta
Corona: vaidade, mesquinharia e doação
Rede de solidariedade só faz aumentar
Pandemia: Conselho Regional de Química produz álcool
Pensar no coletivo é preciso
Lar do Nenen precisa de ajuda
Pandemia: máscaras ecológicas
Bia: Remédio contra o confinamento
Cientistas contestam Bolsonaro
Sem festa, mas com cachê garantido
Augusto César nas Pás: Vou escalar todo seu corpo
Clube das Pás: festa de dança virtual
Colabore com o Fazendo Acontecer
Pandemia: Jardim Secreto faz vaquinha para ajudar Caiara
Pandemia: As estátuas mascaradas contra o coronavírus nas ruas do Recife
Pandemia e a volta das capivaras
Ricardo Brennand, Frans Post, Eckhout, Mercado da Madalena e pandemia
Trem do bem: desinfecção e doação
Frevioca no Dia das Mães
Jardim Secreto faz vaquinha para ajudar Caiara
Serviço:
O quê: Campanha Circo em Frente de Casa
Com quem: Trupe Circus, grupo profissional formado por 30 palhaços e malabaristas
Objetivo: arrecadar R$ 30 mil para ações lúdicas e educativas sobre a pandemia, na Zona Norte do Recife.
Como doar: no link https://benfeitoria.com/escolapernambucanadecirco
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Escola Pernambucana de Circo