Depois da bem sucedida Fiscalização Preventiva Integrada, a chamada FPI (foto) no Sertão, o Ministério Público volta a marcar presença no interior do Estado. Dessa vez é o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que deflagrou a Operação Cidadania com Vez e Voz, destinada a captar demandas das populações do Agreste, para desencadear ações que venham a viabilizar políticas públicas naquela região. Entre os dias 13 e 26 de agosto, mais quatro cidades terão sido percorridas: Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Riacho das Almas e São Caetano.
A iniciativa é do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania. O projeto já passou por 13 outros municípios, reunindo mais de mil pessoas para debater as demandas de suas comunidades. “Queremos quebrar o tabu e provocar a discussão, a detecção de problemas e soluções possíveis, além de combater desigualdades, vulnerabilidades, situações de risco, discriminações, violência, ameaça ou supressão de direitos coletivos, difusos ou individuais indisponíveis”, explica a Promotora de Justiça e Coordenadora do Caop Cidadania, Dalva Cabral. E acrescenta: “”Estamos protegendo os desassistidos, gerando conscientização social sobre drogas, sobre a fome e as suas consequências”.
Entre as principais demandas apontadas pelos cidadãos durante os eventos estão a ausência de políticas públicas que melhorem a vida local, seguida de temáticas como educação, mobilidade, iluminação pública, abuso sexual, entre outras. “A insatisfação da população com a ausência de políticas públicas que resultem em uma melhoria do seu dia a dia é uma constante em todas as cidades que estamos passando”,diz.
A Promotora lembra que em algumas reuniões, ocorre a presença de prefeitos e gestores municipais, “o que tem sido muito rico, pois permite que o cidadão tenha um contato direto e possa cobrar ações ou realizar denúncias”. Serão realizadas, ao longo de todo o ano, visitas em bairros centrais e periféricos das principais cidades pernambucanas, quando será ministrada a palestra “Cidadania com vez e voz”. E, na sequência, recolhidas, em urna própria, as principais denúncias e demandas capazes de gerar um diagnóstico do problema pontual de cada bairro, comunidade, região ou cidade, para que seja possível criar um diagnóstico dos principais problemas e anseios de cada população. Bingo para o Mppe. Até porque políticas públicas, muitas vezes, ficam só no discurso de candidatos a cargos eletivos. Depois de eleitos, as promessas voam como passarinhos.
Leia também:
Sertanejos temem usina nuclear
FPI resgata animais em risco no Sertão
FPI: Cuidado com o iogurte clandestino
Em nome do São Francisco e do Sertão
Tilápias podem prejudicar Velho Chico
Operação gigante mobiliza Sertão
A “mentira” da fome
FPI: a despedida da vida no lixão
Serviço
Se você mora no interior, veja datas e locais das próximas reuniões:
Cidadania com vez e voz – Taquaritinga do Norte
Quando: 20 de agosto, 9h às 13h
Onde: Tribunal do Júri de Taquaritinga do Norte – Avenida Sargento Otacílio Coelho da Mata, n.º 690 – Centro
Informações: (081) 3182-7411
Cidadania com vez e voz – São Caetano
Quando: 26 de agosto, 9h às 13h
Onde: Tribunal do Júri do Fórum de São Caetano, Av. Pedro Almeida do Nascimento, s/n – Centro
Informações: (081) 3182-7411
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: FPI / Arquivo #OxeRecife