Ciclo natalino no Recife: Cortejo com “Baile do Menino Deus” veio “para ficar”

Compartilhe nas redes sociais…

Fui no domingo ao ato “Sem anistia para golpistas”, na Rua da Aurora, cumprir meu dever cívico de respeito e defesa da democracia. Infelizmente saí antes que os manifestantes circulassem, pois não queria perder o cortejo natalino no Recife Antigo que, pela primeira vez, incluía elenco e figurantes do espetáculo “Baile do Menino Deus”, o auto de Natal mais famoso do Brasil e que há 42 anos alegra o final de ano das famílias pernambucanas. Valeu a “escapada”.

Inicialmente encenado de forma singela nos palcos, o espetáculo ganhou uma megamontagem e virou atração turística tão importante para o ciclo natalino em Pernambuco, quanto o é o “Drama da Paixão da Nova Jerusalém”, na Semana Santa. Com uma diferença: o espetáculo natalino ocorre na própria capital, enquanto o da Quaresma é no Agreste, a 180 quilômetros do Recife. O “Baile” é, portanto, de fácil acesso. Além disso é gratuito, enquanto o do interior é pago.

Pela primeira vez, o elenco do Baile do Menino Deus deixou o palco e desfilou pelas ruas, em cortejo

O Baile é uma tradição de fim de ano, que vem distraindo gerações. Todos os meus filhos sabem cantar todas as músicas do “Baile”, pois quando crianças adoravam ver o espetáculo que, em 2025, cometeu duas proezas. A primeira é que fez apresentação no interior (Goiana). A segunda é que colocou 300 pessoas (artistas e figurantes), nas ruas da cidade, no domingo, em um bonito cortejo que incluía reisados, pastoris e bloco lírico. Eu penso que no ciclo natalino e no junino, a Fundação de Cultura do Recife está acertando.

Hoje, as comemorações de São João do Recife fazem a diferença, em relação a todas as outras que rolam no interior e Região Metropolitana, que estão muito padronizadas. As de Natal na capital também começam a se firmar, e o Recife Antigo ontem estava uma festa. Gente circulando, fazendo fotos, dançando, cantando, misturados com o Jaraguá, a Burrinha Zabelin, José e Maria… Participando do cortejo, seguindo os reisados, os pastoris, os bois de Natal como se faz com os blocos, no carnaval. Foi bonito demais.

Melhor: o cortejo foi até a Praça do Arsenal e abriu o concerto natalino da Orquestra Sinfônica do Recife. Na terra que se orgulha de ser brega, o que não faltou foi gente para assistir ao concerto erudito da OSR, que começou com músicas do Baile, passou por clássicos (do Maestro Duda e universais) e terminou com repertório natalino. Tinha gente em cadeiras e no gramado da Praça do Arsenal, vendo a apresentação. Encontrei por acaso o Presidente da Fundação de Cultura,  Marcelo Canuto, que comemorava o sucesso da festa e o formato. “Isso veio para ficar, vai ser como São João”, disse. Tomara que sim.

Por enquanto a crítica do #OxeRecife fica por conta do festa da Virada, nas areias da praia do Pina,  que excluiu do palco qualquer grupo cultural de Pernambuco. Acho que deveriam marcar presença, nem que fosse para abrir a festa. Que tal em cada dia uma manifestação, para abrir: reisado, pastoril, maracatu rural, boi de Natal. Ou mesmo, quem sabe, um cortejo pelo palco, com o elenco do “Baile do Menino Deus”. As animações nos polos natalinos – Avenida Rio Branco, Praça do Arsenal, parques das Graças e Tamarineira, Segundo Jardim de Boa Viagem – recomeçam no final de semana. Acontecem nos dias  19, 20,21, 25, 26, 27 e 28.  Até o final do mês, terão ocorrido 80 apresentações.

Abaixo, veja trechos do cortejo natalino, que aconteceu no Recife Antigo, com o “Baile do Menino Deus”

Nos links abaixo, mais informações sobre as festas do ciclo natalino em 2025

Leia também
Protesto, cortejo natalino, Orquestra Sinfônica e Mexe com tudo no Recife
Programação oficial de Natal começa no Centro e ferve no domingo
Vista com simpatia pela população, Capivara vira mascote do Natal no Recife
Ciclo Natalino:  iluminação, banho de neve e concerto flutuante
Festa da Virada com funk, breja, sertanejo… mas tem Alceu Valença
Festa da Virada Recife 2025 foi sucesso de público. Mas… e a sujeira na praia?

Texto, foto do cortejo e vídeo: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto do Baile no palco: Andrea Rego Barros/ PCR

Continue lendo

Reisado ganha exposição na Galeria Arte Plural: “Espelho de Brincantes”

Dia de Reis tem “Queima da Lapinha” no Centro, Casa da Rabeca e Várzea

Tradicional Queima da Lapinha movimenta o Centro. Depois… é carnaval!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.