Vem aí mais uma edição da CasaCor Pernambuco, que vai movimentar o charmoso bairro do Recife Antigo. Anote em sua agenda: o evento ocorre entre os dias 4 de outubro a 30 de novembro de 2025, com o tema “Semear Sonhos”. E acontecerá no Complexo Niágara S/A (foto acima), que é lindo e que já está com a fachada pronta para a festa. Boa notícia: o projeto luminotécnico, que realça a arquitetura do edifício, ficará como legado para a cidade, o que – com certeza – contribuirá para realçar a beleza da edificação e enriquecer nossa paisagem.
Imaginem se todos os prédios e monumentos da cidade ganhassem esse tipo de iluminação que, no caso da CasaCor, resulta de parceria com o Estúdio Carlos Fortes. O Complexo reúne dois prédios – Niágara e Aliança – que, juntos, somam 3.000 m² de área edificada, e que preservam a história da cidade em cada detalhe. “Escolhemos o Complexo Niágara não apenas pela imponência arquitetônica, mas pela sua localização estratégica: é um ícone da memória recifense e, ao mesmo tempo, um cenário vibrante para se pensar o futuro da cidade. A Casacor é sobre esse diálogo entre passado, presente e o que está por vir”, afirma Gabriela Coutinho, uma das diretoras da Casacor Pernambuco.
O Niágara S.A. tem estilo eclético, e fica realmente em localização privilegiada, com duas fachadas principais, uma voltada para a Avenida Rio Branco — via totalmente dedicada a pedestres — e outra para a Rua do Apolo. O tema “Semear Sonhos”, por sua vez, convida profissionais e visitantes a refletirem sobre o futuro das cidades e a repensarem o morar urbano, em busca de espaços mais sustentáveis, coletivos e integrados à natureza. O circuito da Casacor tem 35 espaços. E mais uma área de palestras do Porto Digital — que será usada durante o Rec´N Play —, todos eles assinados por escritórios de arquitetura e design que criaram ambientes como apartamentos, lofts, cozinhas, quartos, lojas, livrarias.
O térreo será um espaço de encontro com operações abertas ao público, sem necessidade de ingresso: bar, café e restaurante – Bar Copergás por Ponto Cego, Café BRB por SOLO Brewing e Restaurante Cá-Já, bilheteria e lounge Peugeot, loja Artesanato de Pernambuco, Arena de Eventos Coral, loja Oficina Francisco Brennand, livraria Cepe, loja D’Unir+Ana Lúcia paisagismo sustentável e área verde com WC. Ao todo, um terço da mostra (no térreo) poderá ser visitada sem necessidade de pagar ingresso, mas para ter acesso ao primeiro e segundo andares, o pagamento é obrigatório. Nos dois pavimentos ficam espaços que preservam, em sua maioria, elementos originais da casa, como o pé-direito e o piso e a escaiola italiana do início do século (que foi restaurada), para resgatar um pouco a memória do prédio histórico.
Nesta edição, a Prefeitura do Recife aproveitou para revitalizar a Rua Itaiópolis, na lateral da mostra, e transformá-la em área de convivência para a população. “Queremos que a CasaCor 2025 seja um convite para sonhar e ao mesmo tempo agir. Seja um ponto de encontro para os recifenses e turistas. Que a região do Recife Antigo siga sendo ocupada e movimentada, através da arte e da cultura”, diz Gabriela. Quando a abertura estiver mais próxima, o #OxeRecife trará informações mais detalhadas sobre a CasaCor 2025.
Leia também
No ambiente da CasaCor,a tentativa de atrair investidores para o centro
Na Chanteclaier, edição da CasaCor 2023 presta homenagem à escritora Clarice Lispector
Projeto Janelas CasaCor começa hoje
CasaCor chega na Entra Apulso
Serviço
CASACOR Pernambuco 2025
Período: 4 de outubro a 30 de novembro de 2025
Local: Complexo Niágara S.A. – Esquina da Av. Rio Branco com a Rua do Apolo, Bairro do Recife
Ingressos: R$ 90 (com meia-entrada garantida por lei)
Disponíveis em: https://appcasacor.com.br/events/pernambuco-2025
Funcionamento:
Ambientes (1º e 2º pavimentos): Terça a sábado, das 14h às 22h (bilheteria até 21h). Domingos e feriados, das 12h às 20h (bilheteria até 19h). Operações gratuitas (bar, café, restaurante e espaço de eventos): Terça a sábado, das 12h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 20h.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Walter Dias / CasaCor/ Divulgação

Realmente ficou um “esplendor” a recuperação do complexo Niágara .
Após a edição da Casa Cor,qual será o destino de tão bela edificação?