Cadê o caminhão da rega? “Os canteiros da Boa Vista estão esturricados”

Compartilhe nas redes sociais…

Durante a gestão do então Prefeito Geraldo Júlio  (2013-2020), além do excesso de degolas nas árvores, não havia ações de rega em praças, jardins nem em canteiros às margens de rios e canais da cidade. Para falar a verdade, eu  só vi um caminhão-pipa irrigando plantas uma vez, durante  os dois mandatos que ele cumpriu. Foi perto do Dia de Finados, no Cemitério de Santo Amaro. Lembro que em 2015, indaguei à Prefeitura porque praças, parques e jardins viviam à míngua, sem o mínimo necessário à sobrevivência das plantas. Na época, me foi dito que elas não eram regadas por “falta de recursos”.

O Recife quase vira um areal na era GJ. Foi quando todos os parques e praças ficaram por longo tempo com a grama seca.  No decorrer da era João Campos –  do PSB, mesmo partido do Prefeito anterior – a questão do patrimônio verde da cidade parece estar em segundo plano, porque a matança de árvores, os chamados arboricídios, ocorrem em todas as esquinas, as obras públicas sacrificam as árvores e a cidade dispõe na prática de uma política capenga de arborização urbana, embora a legislação sobre o assunto até que seja razoável.

Ou o caminhão-pipa sumiu ou a rega não é suficiente para garantir o verde desse canteiro, na Boa Vista

A legislação seria até eficiente se não fosse letra morta. Porque na prática, o que se acontece é o que todo mundo está vendo, o Recife virando a capital nacional do arboricídio. Mas quanto à aguação, justiça seja feita. Por duas vezes consecutivas estive no centro do Recife, e me defrontei com o caminhão-pipa molhando as plantas, conforme vocês podem observar na foto superior.

Mas  a julgar pelo estado observado nos canteiros do bairro da Boa Vista (foto central), a aguação sumiu. E o caminhão-pipa da rega, ninguém sabe ninguém viu.  Pelo menos essa é a impressão que tem qualquer pessoa que se dirija ao centro nesse verão. Recém chegado de viagem ao exterior, o antropólogo Fernando Batista  que – como  eu, adora as árvores – ficou espantado com o que viu. Nem gramado, nem folhas verdes, tudo seco… Ele enviou fotografias ao #OxeRecife, reclamando do descaso com jardins, canteiros, e plantas na área central da cidade. Com foco, principalmente, naquela avenida. E reclama, com razão:

“Os canteiros da Conde da Boa Vista estão todos esturricados. Até parece que estamos vivendo tempos de Geraldo Júlio novamente”.

Das duas, uma. Ou o caminhão-pipa suspendeu as atividades, em pleno verão. Ou, se está passando,  precisa duplicar a quantidade de operações. Afinal, estamos na temporada de calor e tudo que as plantas precisam é de muita água. Porque sol elas já têm de sobra. E a Emlurb, o que diz sobre a “seca” do asfalto?

Leia também
Praças estão à míngua no Recife
Praça do Derby recebeu R$ 1,8 milhão em requalificação mas parece um areal
Jardim histórico e tombada pelo Iphan, Praça do Derby
Praça do Derby
Bora plantar? Bora aguar

Praça da República sem gramado
Parque de Apipucos sofre incêndio
Nota dez para as praças da infância, mas o verde onde é que fica?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins/ #OxeRecife e Fernando Batista (cortesia)

Continue lendo

Verão no Recife: os verdes jardins privados e… os públicos esturricados

Leitores do #OxeRecife reclamam da situação das praças no verão: Hellcife

Jardim histórico, Praça do Arsenal foi descaracterizada ao longo das décadas

Um comentário

  1. Que tristeza,hein?
    Não ter um caminhão pipa para regar o canteiro da avenida que,ao ser implantado,ficou bem bonito e deu um visual agradável à inóspita avenida.
    E o departamento de paisagismo da prefeitura, o que faz? Bem que poderia ajudar na orientação dos cuidados básicos (como regar) e zelar pela manutenção dos mesmos.
    Um fato importante é que as regas deveriam ser feitas ou muito cedo ou ao final da tarde,para melhor absorção e saúde das plantas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.