Vez por outra, pipocam iniciativas interessantes, construídas pelas próprias comunidades, em bairros do Recife. Temos bons exemplos em Jardim São Paulo (Canal Guarulhos), Poço da Panela (Jardim Secreto) e Casa Amarela (horta urbana). No caso do Jardim Secreto, uma área degradada de 3 mil metros quadrados à margem do rio Capibaribe virou espaço de convivência, com flores e horta, que já deu até colheita. Tudo feito com recursos próprios, à custa de vaquinhas. Com a mobilização dos moradores, chegaram apoios de órgãos públicos e empresas prestadoras de serviços, como Emlurb e Celpe.
Como a área é muito grande e o sol aqui no Recife é de acabar com qualquer plantio, os moradores se cotizaram, compraram bomba hidráulica, fizeram instalação e passaram a irrigar horta e jardim. Tem até escala, para que ninguém fique sobrecarregado. Cada dia, uma pessoa se encarrega de molhar as plantas. A experiência do Jardim Secreto do Poço ganhou simpatia dos moradores daquele bairro, e já mobiliza, também, áreas populares como a do Cabocó, do outro lado do Rio, cujos residentes também querem fazer hortas e jardins em terrenos desocupados.
Agora, a notícia ruim. Depois de tanto esforço, de tantas alegrias, de tanta interação na comunidade – sim, porque iniciativas como estas estreitam os laços entre os moradores – os responsáveis pela implantação do Jardim Secreto amanheceram ontem sem água. Não por problema no abastecimento: a bomba hidráulica simplesmente foi furtada. Sumiu. Haja prejuízo. Ainda bem que estamos no início do inverno, e as chuvas têm sido generosas. Já foi prestada queixa à polícia sobre o furto. E moradores se mobilizam para substituir a bomba roubada, assim como aumentar o reforço nos equipamentos de segurança. Ninguém vai desanimar, mas que a falta de segurança dá uma tristeza…. Ah, isso dá. Em Casa Amarela, pessoal do Instituto Casa Amarela Saudável e Sustentável – que mantém a horta – também se preocupa com a segurança. Caso você queira colaborar com o Jardim Secreto – ajudando a comprar uma nova bomba – pode obter informações de como proceder pelo telefone 998056672 (Raynaia).
Leia também:
Vaquinha para o Jardim Secreto
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
História do Jardim Secreto para crianças
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Jardim Secreto a todo vapor no Poço
Sementes que brotam na Zona Norte
Entre a horta urbana e a insegurança
“Isso não é um assalto, é horta no asfalto”
Praça renovada no Poço da Panela
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Raynaia Uchoa/ Cortesia/ Jardim Secreto

Excelente matéria, parabéns! Sou voluntário do Jardim Secreto e da Horta Comunitária de Casa Amarela e sei bem o que a falta de segurança traz como consequência. Na madrugada do sábado para domingo 10/02, o carro de mão da Horta foi furtado de dentro do condomínio vizinho, que gentilmente cedeu o espaço para guardarmos nossas ferramentas. O suspeito foi identificado e, para nossa tristeza, é um dos moradores de rua que vive embaixo da ponte ao lado da Horta e é usuário de crack, inclusive, este já foi bastante assistido pelos moradores na ocasião em que se encontrava com mulher e um filho recém-nascido vivendo em condições desumanas. Enfim, movimentos tão positivos para o bairro como estes ficam a mercê desses indivíduos que sequer reconhecem seu papel social, e se aproveitam da sua condição degradada para prejudicar e causar tamanha indignação nas pessoas, que acabam se afastando. Obrigado pelo espaço.