O aniversário do Recife já passou, mas as comemorações ainda estão rendendo. E hoje ali em frente à Praça do Marco Zero acontece mais uma edição de um dos espetáculos mais emblemáticos da cidade: “O Boi Voador“, que reproduz a história que alimenta o imaginário popular desde o século 17, e que nos transporta para os tempos da ocupação holandesa em Pernambuco.
O espetáculo ainda está dentro das comemorações dos 488 anos da capital pernambucana, e acontece a partir das 18h desse domingo (23), na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife Antigo. A lenda remonta ao período flamengo da cidade, quando o Conde Maurício de Nassau, em sua tentativa de impressionar a população local e demonstrar seu poder administrativo, prometera fazer um boi voar.
A história, que mistura realidade e ficção, se transformou em um dos maiores símbolos culturais da cidade e inspirou até Chico Buarque, com a composição “Boi Voador não pode”. O então governador de Pernambuco, para fazer o boi voar, afirmou que o fato só ocorreria se os moradores do Recife pagassem um pedágio, cujo lucro serviria para concluir a construção de uma ponte no local da mesma que leva hoje o nome do holandês. Claro, que da construção original não resta mais nada.
Porém além de constar em livros didáticos e de história, o episódio é anualmente lembrado com encenação ao ar livre. E o que é melhor: gratuita. E costuma atrair uma multidão ao Centro. O espetáculo é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, sendo produzido pela Métron Produções. O “Boi Voador” foi vencedor do Prêmio Nacional de Turismo em 2019 e se consolidou como um grande atrativo turístico e cultural, reunindo multidões no coração do Recife Antigo. “Para a edição de 2025, o público pode esperar novidades: novos elementos cênicos e ajustes no cenário prometem enriquecer ainda mais a experiência visual e narrativa”, informa a Prefeitura do Recife.
Leia também
Prepare-se para reviver a história do “Boi Voador”
Recife 487 anos: Festejos atraem multidões e visitação ao maior navio de guerra da América Latina
Começam as comemorações dos 487 anos do Recife
Recife, 486 anos: programação inclui “Boi Voador”, Viva Guararapes e Bloco das Flores
Recife, 483 anos: bolo gigante, boi voador, mangbeat e carnaval
Recife 482 anos. Vamos de Boi Voador?
Boi Voador, do Recife, pode ganhar segundo prêmio nacional
“Boi Voador vira bloco e faz prévia
Sessão Recife Nostalgia: Boi Voador e Marisstad
Turista, placa apagada e Boi Voador
Recife tem cortejo de bois e Boi Voador
Olha! Recife: Rio, ponte e Boi Voador
*SERVIÇO*
“O Boi Voador”
Data: 23/03/2025
Horário: a partir das 18h
Local: Marco Zero, no Bairro do Recife
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Sandokan Xavier / PCR
Amo esse espetáculo, Letícia. Costumo ir todo ano. Gosto pela riqueza histórica, pelas cores alegres e vibrantes da indumentária da época e, sobretudo, porque lá, em meio a multidão, sinto-me criança. E a sensação de me sentir criança ainda que por breve momento me faz tão bem! Talvez não devesse ir por estar convalescendo de um problema no joelho. Mas vou, ah, que se dane o joelho!