Boa Viagem tem “Recife Assombradinho”

Compartilhe nas redes sociais…
Que o Recife é a cidade “mais mal assombrada do país”, todo mundo já disse. Que o assunto assombração sempre desperta curiosidade entre os moradores da nossa capital também não é novidade. Tanto que o Mestre Gilberto Freyre até dedicou um livro ao assunto, Assombrações do Recife Velho. Recentemente,  um centro de compras – o Plaza Shopping –  fez toda a programação da Semana da Criança com nossas lendas urbanas. Agora, as “assombrações” chegam à beira-mar.
É que o Recife assombradinho foi o tema escolhido pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, para assinalar o retorno da faixa de lazer aos domingos, à altura do Segundo Jardim, na Orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.  Com isso, aos domingos o trecho volta a ser aberto para a população, sem fluxo de veículos. No domingo (31), além de abrigar o Recife Assombradinho,  o espaço terá programação voltada para as crianças, com a temática das lendas urbanas recifenses. O assunto, que que já mexe com o imaginário adulto, vai mexer com o imaginário infantil.
As lendas urbanas do Recife  movimentam até os templos do consumo, como foi o caso do Plaza Shopping, neste mês.
O Recife Assombradinho terá contação de histórias  e atores fantasiados de “fantasmas” famosos da cidade. Haverá, portanto, referências às lendas urbanas recifenses, além de recreação e outras diversões. O trecho da Avenida Boa Viagem, em frente ao Segundo Jardim, era tradicionalmente uma área de lazer utilizada pela população aos domingos, porém as atividades foram suspensas desde o início da pandemia. Agora o costume está de volta, a partir deste domingo (31), das 7h às 19h. As crianças estão convidadas a vestir as suas fantasias, já que a programação faz alusão ao Dia das Bruxas. Além das histórias que vão instigar a imaginação infantil, a programação contará com brincadeiras, desfile de fantasias e brinquedos infláveis.

Atores se passarão por Cumadre Fulozinha (foto superior), Perna Cabeluda, Cuca, entre outros mitos que alimentam lendas urbanas. “Decidimos reabrir para a população esse trecho que já é tradicionalmente utilizado para o lazer. Pessoas de todas as idades costumavam utilizar o trecho para brincar, andar de skate e nós estamos resgatando esse costume”, destaca a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.  Os veículos que seguirem pela Avenida Boa Viagem serão direcionados à pista lateral, no trecho que compreende o Segundo Jardim. “Vamos restringir a circulação dos veículos e devolver o espaço para as pessoas nos domingos e feriados”, informa.

Leia também
A lenda do “muso” sem cabeça
Boneca malamanhada assusta em Casa Forte: “Irmã do boneco assassino”
Recife dos fantasmas tem “Guia de assombrações para crianças corajosas”
Assombrações no Mês das Crianças
Fantasmas no Forte das Cinco pontas
Moreno: Uma história de assombração
Baobá, rio, assombração e La Ursa Tours
Assombração mobiliza Academia
Zoo noturno mal assombrado, ui, ui
Assombrações no Zoo: De Cumadre Fulozinha à Motosserra Insana
Assombrações em Dois Irmãos. Vamos?
Casa Forte: Cultura geek e assombrações
Sessão Recife Nostalgia: O Parque Amorim e a lenda do Papa-Figo
Cidade Assombrada, no Olha! Recife
Mais assombração no Olha! Recife
Fantasmas de minha vida sem mim
Dia de caminhadas no Recife e em Olinda
Cobogó das artes solta os vampiros em Sete luas de sangue
Olha! Recife e Mamam : lendas urbanas
Filme “Recife Assombrado” chega ao Canal Brasil

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.