A chamada Pracinha de Boa Viagem – onde funciona uma feira de artesanato – está bem detonadinha. Precisa de melhor arborização e reparos em suas calçadas. E a apresentação das barracas deixa muito a desejar, em se tratando de um dos principais cartões postais do Recife. Mesmo assim, o local atrai sempre turistas, em busca de uma lembrancinha de última hora, o chamado souvenir, aquele presentinho que a gente leva no retorno ao local de origem, para amigos e parentes.
A Praça acaba de ganhar um novo letreiro, #XODÓ, que já integra seu cenário. O ato de inauguração, nesta semana, contou ainda com a apresentação da cantora e sambista Gerlane Lops. A iniciativa é da Prefeitura. Letreiros sempre agradam turistas, na hora das inevitáveis selfies. Já Xodó é um substantivo masculino com um peso afetivo grande. Palavra muito usada no Nordeste, significa carinho, envolvimento amoroso.
“Por isso, toda a estrutura será um convite para que as pessoas coloquem cadeados com as iniciais dos seus nomes (e dos seus respectivos companheiros ou amigos)”, diz em nota a Prefeitura. “A ideia é encher e preencher de amor a chapa feita de aço galvanizado”. O problema deve ficar por conta da corrosão de cadeados, devido à ação da maresia. Na pracinha, fica um CAT – Centro de Apoio ao Turista, que sofreu reforma. A feirinha possui 167 barracas, divididas por setor, que varia entre artesanato e alimentos.
Leia também:
Boa Viagem ganha exposição de fotos
Boa Viagem terá bancos novos
Boa Viagem: risco de acidentes em bancos degradados à beira- mar
Boa Viagem tem esgoto na areia
Boa Viagem tem exposição de fotos
Plásticos poluem Boa Viagem
Boa Viagem: asfalto agora tem dono
Boa Viagem está limpa?
Ação contra a exploração em Boa Viagem
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Maurício Ferrer / Divulgação / PCR