Banda Sinfônica reverencia João Gilberto e Bossa Nova no Teatro Santa Isabel

Compartilhe nas redes sociais…

Marquem na sua agenda, um evento imperdível para amanhã à noite: o concerto da :Banda Sinfônica do Recife, que vive um momento especial nessa quarta-feira, 31 de julho. Vai celebrar a vida e a obra de um dos gênios da Música Popular Brasileira: João Gilberto, que faleceu no último dia 6. E executará clássicos da Bossa Nova, na apresentação do mês no Teatro de Santa Isabel. O concerto é gratuito, e está marcado para 20h, com distribuição de ingressos uma hora antes, na bilheteria do local.

Para o maestro Nenéu Liberalquinho, a Bossa Nova é o gênero que mais contribuiu para a evolução da linguagem harmônica da MPB. “Ao lado de gente como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Johnny Alf e Carlos Lyra, João Gilberto colaborou para a criação do estilo, com seu jeito próprio de cantar e de tocar violão, com aquela batida peculiar”, exalta. “Vamos  de clássicos da bossa nova, incluindo a música Chega de saudade (Vinícius de Moraes / Tom Jobim) ,que foi uma das que mais fizeram sucesso na interpretação de João Gilberto”, informa o regente.

Além da citada Chega de saudade,  a BSR  promete um pout pourri com músicas como Manhã de carnaval (Luiz Bonfá),  Samba de verão (Marcos Valle – Paulo S. Valle), Batida diferente (D. Ferreira – M. Einhorn) e Canto de Ossanha (Baden Powell – Vinícius de Moraes), entre outras. Ainda dentro da MPB, a Banda Sinfônica vai brindar o público com Maria Maria (Milton Nascimento – Fernando Brandt), uma das mais belas  músicas do repertório nacional.  Maria Maria compõe o álbum  Clube da Esquina 2, que fez grande sucesso em 1978, e trouxe reconhecimento definitivo para Milton Nascimento.

Ainda na área popular, a Banda Sinfônica lança mão de um sucesso internacional com o qual brindará os amantes do cinema: Seletions from Home Alone também estará no programa. Para os que não lembram, foi a trilha sonora do filme Esqueceram de Mim, com Macaulay Cukin, que fez sucesso no Brasil e no mundo, revelando o talento do então garoto ator.  Mas a música erudita, como sempre ocorre, também não será esquecida no concerto da quarta-feira:  Festival Prelude (Alfred Reed), Pavane for a dead princes (Maurice Ravel) e a Abertura da ópera Fidelio – opus 72b, de Ludwig van Beethoven.

Confira, no vídeo abaixo, uma parte do concerto do mês passado:

Leia também:
Banda Sinfônica lembra Jackson do Pandeiro
Danado de Bom no Santa Isabel
Tico Tico no Fubá no Santa Isabel
Clássicos da MPB e música de cinema
Banda Sinfônica: de Mozart a Pixinguinha
Clássicos, frevo e Bossa Nova

Serviço
Concerto da Banda Sinfônica do Recife
Quarta, dia 31 de julho, às 20h
Teatro de Santa Isabel – Praça da República s/n, Santo Antônio, Recife (PE)
(81) 3355-3323 / 3355-3324
Entrada gratuita – com retirada de ingressos uma hora antes, na bilheteria do teatro

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR

Continue lendo

Sarau das Artes volta a agitar bairro da Boa Vista com sua “guerrilha cultural”

Teatro do Parque brilha com último concerto da Banda Sinfônica de 2025

Banda Sinfônica do Recife faz concerto com repertório dedicado ao cinema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.