Avenida Agamenon Magalhães ganha gramado que evita erosão às margens de Canal Derby Tacaruna

Não dá para negar que o atual Prefeito, João Campos (PSB) tem uma dedicação maior à implantação de jardins do que o seu antecessor, Geraldo Júlio (PSB), que deixou à míngua o verde de parques, praças e avenidas. Na gestão anterior, por exemplo, as margens do Canal Derby – Tacaruna tinham a vegetação rasteira arrancada constantemente, deixando o solo careca e vulnerável à ação do vento e de chuvas, assoreando aquele já tão castigado curso d´água. Por muitas vezes, esse fato me chamou a atenção, como também achava estranha a completa inexistência de operação de rega nos locais. Molhar as plantas? Nem pensar. Só vi isso sendo feito uma vez, e não foi em avenida nem praça não. Foi no Cemitério de Santo Amaro, perto do Dia de Finados. É que esse serviço de molhar as plantas em áreas públicas, antes tão comuns, simplesmente não existiam na era GJ. E tanto era assim, que – nos verões – todos se transformavam em verdadeiros areais.

Cena rara na gestão anterior, a rega em plantas de espaços públicos começa a ser retomada no Recife

Depois de anunciar revitalização de praças como a de Casa Forte e do Entroncamento – cujas obras já estão em andamento – e de transformar em pequenos jardins os espaços entre os famigerados gelos baianos da cidade, João Campos anuncia, agora, implantação de novo projeto de paisagismo na Avenida Agamenon Magalhães, principal corredor viário do Recife. Ele informa que a via está ganhando 7,6 mil metros quadrados de grama plantada e de árvores adultas com floração. Os plantios já foram feitos em 1,6 mil metros quadrados, segundo informa a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), responsável pelas obras. A próxima etapa da ação de paisagismo vai  contemplar mais 6 mil m² de grama até finalizar toda a extensão da avenida, e o custo total estimado é de aproximadamente R$ 1 milhão. A conclusão do serviço está prevista para o final do próximo mês.

Além das ações de paisagismo,  a Avenida Agamenon Magalhães vem recebendo outras intervenções, como o “Ilumina Pedestre”, que “tem aumentado a sensação de segurança e beneficiado a mobilidade urbana para o trânsito de ciclistas e pedestres, com uma iluminação pensada exclusivamente para este público”, diz a PCR. Com um investimento de R$ 12,6 milhões, o projeto de iluminação nas calçadas do eixo da Agamenon Magalhães abrange mais de 2 mil pontos de iluminação pública direcionados às calçadas, resultando no reforço da iluminação dos passeios em 15 localidades. Mas mesmo com iluminação, a Agamenon não virou um mar de rosas. O problema é que, apesar do “Ilumina Pedestre”, a sensação de insegurança não foi reduzida naquela Avenida. Quem anda a pé e também de carro e moto, passa por ali, sempre, com medo de assalto a cada parada nos semáforos de três tempos. Só a humilde escriba desse Blog já sofreu quatro assaltos, ali, sendo um com arma de fogo, outro com caco de vidro, e duas outras abordagens nas quais a arma não foi vista, embora os meliantes sempre digam que está sob a camisa.

Leia também
Avenida Agamenon Magalhães ganha 150 árvores das 1.300 do programa Via Jardim
Verde novo para a Agamenon Magalhães
Avenida Agamenon Magalhães: Ciclofaixa pragmática
Árvore de Natal fica na Agamenon
Risco na Avenida Agamenon Magalhães
Viva! Gelos baianos começam a ser substituídos por canteiros em 109 locais do Recife
Depois da omissão desastrosa da gestão anterior, Prefeitura lança programa “Tá aprumado” Praças

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.