Ainda presente nos mercados e feiras populares do Nordeste, mas sem a mesma força do passado, a literatura de cordel não pode morrer. Escrever os versos para um folheto, no entanto, não é para todo mundo. É preciso ter métrica e veia poética. Mas tentar não custa nada. Quem estiver a fim de se dedicar a esse ramo tão popular da Literatura, não custa nada tentar. E com um empurrãozinho, melhor ainda. A Secretaria de Cultura do Recife está oferecendo uma Oficina de Cordel, que vai terminar com a produção de um cordel coletivo.
As inscrições já estão abertas e são gratuitas E as aulas serão no Memorial Luiz Gonzaga, que fica no Pátio de São Pedro. O equipamento pertence à Prefeitura do Recife. E a atividade é uma realização da Fundação de Cultura Cidade do Recife. As aulas serão realizadas de segunda a quarta, das 14h às 17h, entre os próximos dias 3 e 5 de abril. As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail educativo.mlg@gmail.com ou pelo telefone 3355-3155. Durante os três dias de programação, serão abordados o padrão, a história, a matriz poética e origem da literatura de cordel, movimento literário nordestino de maior relevância na cultura popular.
A oficina também abordará movimentos editoriais, autores, capas e xilogravuras, e texto (verso, rima e métrica). E ainda: ciclos temáticos, da influência do cordel na obra de Luiz Gonzaga e do cordel nos dias de hoje. A Oficina será ministrada pelo pesquisador e gestor do Memorial Luiz Gonzaga, José Mauro de Alencar, pelo bacharel em ciências sociais Marcos Leite Diviol e pelo jornalista, músico e pesquisador da cultura nordestina Diviol Lira. Para transformar os participantes em verdadeiros cordelistas, eles lançarão mão de variados recursos, como slides, músicas e documentários, além de aulas expositivas. O desfecho da oficina será a produção de um cordel coletivo. E você ainda pode comemorar o feito, no próprio Pátio, um dos locais mais bonitos do Recife mas infelizmente sem a atenção que merece, tanto da população quanto das autoridades.
Serviço
Oficina de Cordel
Quando: 3 a 5 de abril, das 14h às 17h
Local: Memorial Luiz Gonzaga, Pátio de São Pedro, nº 35
Inscrições: educativo.mlg@gmail.com ou 3355-3155
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife