Um aviso ótimo para as escolas, sejam públicas ou particulares. Já está marcada a data do início da temporada de apresentações da Orquestra Sinfônica do Recife. Será na noite do próximo dia 22, para todo o público, no Teatro Santa Isabel. Mas um dia antes, às 10h, haverá uma edição do Projeto Concertos para a Juventude, a primeira do ano. E o que é isso? Vejam que coisa boa: o regente e titular da Orquestra, Marlos Nobre, recebe estudantes para um concerto didático. Uma espécie de aula espetáculo, na qual conta histórias e curiosidades por trás de célebres criações de compositores de todo o mundo.
Durante os encontros, muitos estudantes têm oportunidade de conhecer um dos mais antigos e bonitos equipamentos culturais da cidade, o Teatro Santa Isabel, datado do século 19. Escolas e colégios que queiram participar dessa “aula” gratuita devem se comunicar com a Secretaria de Cultura do Recife para fazer o agendamento. Pode por e-mail ou por telefone. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, no dia da aula-concerto, a partir das 9h. Para a primeira aula-concerto, foram inscritos até o momento 95 alunos, sendo 25 do Colégio Arautos do Evangelho e 70 do Colégio Equipe. As inscrições permanecem abertas, e se estendem a alunos de outras cidades da Região Metropolitana. A ação educativa teve início no ano passado e, em muitos casos, possibilita o primeiro contato dos estudantes com a música erudita.
Ao longo do ano, os concertos para o público estudantil serão realizados sempre nas terças-feiras que antecedem as apresentações abertas da Orquestra Sinfônica do Recife, que ocorrem nas noites da quarta-feira, com apresentações gratuitas para todo o público. A dinâmica dessas apresentações para a juventude, que duram em média uma hora, começa sempre num bate papo descontraído, em que o Maestro Marlos Nobre apresenta aos alunos as peças que serão executadas, e terminam com muita música e aprendizado. Na primeira aula concerto, os estudantes vão se familiarizar com a oba e vida de Robert Schumann; e Johannes Brahms. O maestro também abordará a obra do brasileiro Heitor Villa-Lobos, em comemoração ao transcurso dos 130 anos de seu nascimento. “O Concertos para a Juventude é o projeto que mais me entusiasma no calendário de atividades da Orquestra, porque é muito gratificante fazer esse trabalho de aproximação dos jovens à música erudita e ver despertar o interesse deles”, afirma Marlos Nobre.
Leia também:
Fábio: entre a Passa Disco e a Natureza
Frevo é história e festa
Bandas de pífanos no mesmo caminho do frevo
Serviço:
Primeiro Concerto para Juventude 2017
Quando: Terça, 21 de março
Onde: Teatro Santa Isabel, 10h.
Agendamento: pelo telefone 33553323 ou pelo e-mail teatrosantaisabel.educativo@gmail.com
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Irandir Souza / Divulgação / Prefeitura