Atenção, recifenses, o telefone 156 da Emlurb não está funcionando.

Compartilhe nas redes sociais…

Não, não era engano. Durante o temporal que parou o Recife e ocasionou a derrubada de 40 árvores, quem apelou para o 156 da Emlurb, ficou na mão, como é o meu caso. Foi difícil. Um galho caiu em cima do telhado de minha residência. Desde o dia do dilúvio que vinha tentando falar com aquele número, que é o de atendimento da  Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife.  Tudo para reforçar o pedido de vistoria feito em 2024, e também para as necessárias podas em atraso, assim como recolher o galho que caiu no telhado. No entanto, nenhum sinal. Ou ficava mudo, ou dava som de “ocupado”. Julguei que fosse devido a tantas demandas. Era? Não, não era.

Cheguei a ligar para alguns telefones da Prefeitura e a informação era mais ou menos dentro de minha suspeita: “excesso de chamadas”. Na verdade, solicitações para vistoria e podas na Rua da Aliança foram feita no ano passado, mas até o momento não foi concretizada. Com o temporal, um dos galhos de um pé de pau-brasil abandonado pelo serviço público, não aguentou a força da água e despencou lá de cima. Sorte que ficou com uma parte sem se partir, sustentando-se ao tronco da árvore, o que amenizou o peso da queda e evitou maiores danos ao telhado. Desde então, vinha ligando diariamente sem sucesso. Até que, no domingo, encontrei por acaso um servidor da Emlurb, que informou que o 156 está sendo desativado, em fase de “transição” porque todas as demandas serão a partir de agora pelo Conecta Recife. “Mas o serviço ainda está em adaptação”. Enquanto isso… o cidadão… melhor ficar calada.

Sem a poda adequada, parte do pau-brasil tombou sobre o telhado. E o atendimento no 156? Nada…..

Tenho o maior respeito pelo Conecta Recife, mas na questão de árvores está complicado. Pois a gente coloca – como é pedido – “o endereço ou assinale no mapa”. Também pede que “preencha o campo acima”, um campo que não existe. Mas logo o Conecta exige que sejam feitas as duas opções, pois com uma só não se conclui o pedido. Também tive dificuldade para assinalar o local no mapa, pensei que o problema era meu, mas pedi ajuda a uma pessoa que é desenrolada na área e ela relatou a mesma dificuldade. “Há defeito nesse site com relação a esse serviço”, confidenciou. A impressão que dá é que a mudança foi feita para dificultar mesmo. Por que um serviço de tanta emergência ficou tão inacessível? Imaginem em uma situação de extrema urgência, como foi no dia do dilúvio. A resposta da Emlurb ao meu pedido de explicação:

A Emlurb informa que está buscando reestabelecer a normalidade da central telefônica 156, devido a um rompimento de fibra, que afetou a linha. Enquanto isso, a população pode solicitar os serviços da autarquia através do app ou site do Conecta Recife ou ainda pelo Ouvidoria Geral do Município, pelo número: 0800 281 0040. Imaginem só a triangulação e a demora. Pois a Ouvidoria existe justamente para atender serviços protocolados que não deram certo.

É por essa e outras que o povo reclama da falta de respeito com os cidadãos. Lembrem-se do caso do desabamento, no Córrego da Bica, no bairro do Passarinho, onde duas pessoas morreram na semana passada. Só em 2025, foram onze pedidos de socorro. Nos últimos dez anos, foi feito um total de 247 solicitações para a área de risco. Destas, 23 são requerimentos apresentados na Câmara Municipal por vereadores. Então… esperar assim pelo serviço público fica difícil. A última poda nas árvores da rua vizinha à minha casa, solicitada à Prefeitura jamais aconteceu. Lembro que terminei – para não ser multada – avisando que contrataria um profissional particular para realizar as podas. Foi o que fiz, pois nem resposta obtive. Um especialista, que podou as árvores deixando-as com o peso da copa equilibrado. Mas as copas desenvolveram muito e precisam de corte cuidadoso. Paguei do meu bolso para cuidar das árvores da área pública. Também já chamei  o serviço oficial para pragas nas árvores da rua. Nada. Então, chamei um engenheiro florestal e ele cuidou.  Caso contrário, os estragos seriam maiores.

Pena que a gente paga o IPTU – que está pela hora da morte – à espera de serviço. Mas na hora da necessidade… já viu, não é? E agora, mais essa, uma triangulação para pedir poda de árvore, troca de luz queimada em poste… Difícil. Antes, pedíamos direto à Emlurb e o atendimento era lento. Agora, pede à Ouvidoria, que pede à Emlurb que atende quando convier. Mas lento ainda. Assim, fica complicado acreditar no bem estar dos cidadãos, em uma cidade que se diz tão “inteligente”.

Observação: Acabei de testar o 156 e o telefone de atendimento da Emlurb voltou a funcionar nessa quarta-feira 11/02.

Leia também
Parem de derrubar árvores. E o temporal levou quantas no Recife?
Parem de derrubar árvores (454). Sem poda no verão, elas sofrem no inverno

Coletivo Circense “A Penca” faz belo espetáculo sobre o arboricídio: “Viver com, morrer com”
Parem de derrubar árvores (439): Arboricídio duplo e resiliência
Parem de derrubar árvores (412): Arboricídio entre Macaxeira e Apipucos
Parem de derrubar árvores 398
Parem de derrubar árvores (380)
Parem de derrubar árvores (389)
Parem de derrubar árvores (397)
Parem de derrubar árvores (359)
Parem de derrubar árvores (317)
Parem de derrubar árvores (313)
Parem de derrubar árvores (311)
Parem de derrubar árvores (300)
Parem de derrubar árvores (298)
O Recife tem quantas árvores?
No Dia da Árvore, o Recife ganha seis. Mas quantas a cidade já perdeu?
Parem de derrubar árvores (282)
Parem de derrubar  árvores (164)
Parem de derrubar árvores (242)
Parem de derrubar árvores (254)
Parem de derrubar árvores (263)
 
Parem de derrubar árvores (11)
Parem de derrubar árvores (12)
Parem de derrubar árvores (19)
Parem de derrubar árvores (33)
Parem de derrubar árvores (60)
Parem de derrubar  árvores (65)
Parem de derrubar árvores (119)
Parem de derrubar árvores (130)
Parem de derrubar árvores (250)
Parem de derrubar árvores (7)
Parem de derrubar árvores (28)
Parem de derrubar árvores (46)
Parem de derrubar árvores (63)
Resiliência da natureza no Parque da Jaqueira: “Escultura”começa a brotar
Na Macaxeira:
Parem de derrubar árvores 358
Parem de derrubar árvores (146)
Parem de derrubar  árvores (54)
Parem de derrubar árvores  (127)
Parem de derrubar árvores (130)
Parem de derrubar árvores (177)
Parem de derrubar árvores 203
O Recife da paisagem mutilada
Cadê o Bosque do Parque Urbano da Macaxeira?
Verdade ou fake,50.000 novas árvores?

Texto e fotos: Letícia Lins / Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Sítio da Trindade tem mais uma edição da Feira do Vinil, no domingo, 1/2

Amantes de Glória, Pomba Lesa, Aurora dos Carnavais e Pitombeira no Recife

Caminhada do Frevo: percurso de onze quilômetros Recife-Olinda, a pé

2 comentários

  1. Não adianta o Cidadão seguir o roteiro de censura imposta pelo “Regime do Amor” , temos que criticar e ir até para as ruas ,desde o Recife até a Praça dos Poderes em Brasília nada funciona, estamos entregues aos caos com local e endereço certo e sabido, e como dizia Raul Seixas ….”Quem não tem colírio, usa óculos escuros” ! Não me perguntem pelos Poderes Judiciário, Legislativo e suas Instituições, estão no mesmo ritmo de “excesso de nada”, hoje o Judiciário vive mais em Festinhas do que cumprindo a Constituição e as Liberdades e Direitos Humanos do Cidadão Brasileiro. Tem muita Lacração e nenhuma Ação, somos reféns de uma Imensa organização Criminosa que Rasga a Constituição todos os dias para sustentar isso que assistimos e que chamam de Poderes Constituídos. Neste instante acabo de ler que a Jornalista Meiry Lanunce tem sua Mãe precisando com urgência de uma UTI e não foi atendida como se deve pelo Plano de Saúde dos Servidores do Estado, e volto a perguntar, onde estão os Poderes Legislativo e Judiciário para cobrar do Poder Executivo o Cumprimento Fiel da Constituição e seus Objetivos, Finalidades e Atribuições de seus Cargos Públicos ??? O que passam Letícia, Meiry e tantos seres humanos de Pernambuco e de todo o Brasil, além da falta de Governo é a Insegurança Jurídica que consequentemente vem com a Insegurança Pública, e, Chefe de Governo que não cumpre a Constituição do Município, Estado e da União e suas Atribuições tem que sofrer sanções diante desses caos e desgoverno, mas, fazem tudo isso confiantes que são de que se o “Cidadão reclamar” pode ser preso e condenado por 17 anos pela mais Alta Corte do País por está atacando as Instituições e a Democracia, esse é o retrato do Brasil. Nos Poderes muita Raposa tá tomando conta de carne, o resultado é esse. Por favor, não cobrem as Instituições Fiscalizadoras do Poder Público, no Brasil atual todos são Iguais em seus Crimes, e, rezem muito, o Brasil todo já está além do fundo do poço. Um recado para dois jovens governantes Raquel Lyra e João Campos…Parem de Lacração e de pensarem nas próximas eleições e de se ajoelharem aos caprichos de um psicopata pelo que fala e faz já deveria internado ou preso tal é o descalabro das Contas Públicas e de nossa Economia, e vão cuidar do Recife e de Pernambuco e de seu Povo, e se andarem bem nas ruas do entorno dos Palácios Capibaribe, Governo , Legislativo e Justiça verão o “Retrato Fiel do Brasil” e com as Impressões
    Digitais de todos os Governantes e todos os Poderes, inclusive vocês, bem jovens e assinando Atestado de Óbito do Recife, Pernambuco e do Brasil em cumplicidade com essa desordem Administrativa, Constitucional e Institucional que varre o Brasil de Norte a Sul. Raquel e João a História deu oportunidades a vocês e “O Brasil continua aqui no atraso e na escravidão do pensamento único”, basta ver os olhos das crianças que dormem ao relento alí na Rua do Imperador nas calçadas da Capela Dourada, se aquela cena dantesca de todos os dias é “Governo do Amor”, prefiro o Amor deles e de suas Famílias vitimadas pelo Desamor e Desgoverno de todos os Poderes, e, garanto que um automóvel desses luxuosos que vocês andam sem molharem ou sujarem os pés nas ruas fétidas do Recife e de Pernambuco, dariam pra comprar um Abrigo para lhes acolherem e pelo menos lhe ofertar Dignidade Humana….”Nossa Senhora do Carmo Abre teus Braços e Acolhe o Recife e Pernambuco, Plenamente, Amém ” !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.