Conforme prometi na sexta-feira, aí vai a programação do Festival R.U.A, que foi repassada pela Prefeitura. O R.U.A movimenta o Bairro do Recife, no domingo (28). Todo evento ao ar livre é muito salutar, mas a população vai ter que contar com a boa vontade de São Pedro, pois o aguaceiro parece mesmo que não quer dar trégua à nossa cidade. Vamos torcer, portanto, por um domingo de sol. A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de “chuva fraca a moderada”, o que indica que não teremos temporal como o dessa semana no dia de realização do evento.
O Recife Urbana Arte (R.U.A.) é realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e Fundação de Cultura Cidade do Recife e espalha-se por todo o Bairro do Recife. Serão atividades gratuitas para todos os gostos e idades, das 9h às 21h. Além das apresentações culturais, das manifestações artísticas e do incentivo à economia criativa, o R.U.A. vai levar uma roda gigante a um dos principais cartões postais da cidade: o Marco Zero. Vamos ver no que é que dá.
O Bairro do Recife estará dividido em espaços. O Viva Marco Zero será destinado a oficinas de pipa, apresentações infantis e dança popular. O grande destaque será a apresentação da Companhia de Dança Cais, comandada pelo bailarino Dielson Pessoa de Mello, com o espetáculo As Mulheres de Abelardo, uma homenagem à obra e vida do artista plástico Abelardo da Hora (1924-2014). Direto da Bélgica, o DJ Anoebis, referência internacional de psy trance, comanda o espaço chamado de Portal Boikot, no cruzamento entre as ruas da Guia e Dona Maria César. No mesmo local também se apresentam a Rádio Libertadora, Furmiga DUB, Projeto SOMA, Slam das Minas, Reggae Pelo Reggae Sounds (com Memis Etiópia, Dj Bobe, Catarina Deejah e Ras Maikoll), MC Negrita e Dj Karla Gnom e o VJ Picles.
No Semáforo!, o espaço será livre para que qualquer pessoa exponha sua arte. A Cultura Hip Hop será representada pelo II Frevo Flava Battle (mostra competitiva de danças urbanas), grupo de rap Marolas Crew, e grafite sendo realizado ao vivo. O Festival Bon Bini estará montado na Avenida Rio Branco, com a Rua do Bom Jesus. Serão 40 estandes de economia criativa, com espaço para moda, aromaterapia, produtos veganos, adoção de livros e muito mais. Na Rua Dona Maria César estará acontecendo o festival de cervejas artesanais, todas pernambucanas. O espaço também terá ponto de venda dos EcoCopos – projeto encubado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, que foi sucesso no último Carnaval. Haverá no local, ainda, barracas de Negra Linda, da Ilha de Deus, e Ceça, do Espetinho da Ceça, da Bomba do Hemetério. Ambas ficaram famosas pelos seus petiscos.
Leia também:
Marco Zero terá roda gigante
Vamos de Arte Urbana no Olha! Recife
Caminhadas Domingueiras e R.U.A
Recife sem R.U.A nem ciclofaixa
Grafitagem contra o vandalismo
Grafitagem inibe pichadores do Recife
Grafitagem na pista de skate da praia
“Urbe-se” movimenta a urbe recifense
Festival agita Pina e Brasília Teimosa
O Recife está mais colorido
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
VIVA MARCO ZERO
Roda gigante (a partir das 9h); Festival de pipas (10h); Tintim por Tintim, apresentação infantil (14h30m); Casas Populares da BR 232, cultura popular (17h30m) ; As Mulheres de Abelardo Cais Cia de Dança, espetáculo de dança contemporânea (19h).
PORTAL BOIKOT (no cruzamento da Rua da Guia com a Dona Maria César)
9h – Projeto Soma, jazz com música eletrônica (9h); Reggae dom diversos grupos e DJ (11h) ; Slam das Minas, recital de poesia (12h30m); Negrita e DJ Carla Gnom, rap (13h30m); Formiga Dub, projeto autoral de música eletrônica (15h); Rádio Libertadora, DJ Word Music (16h30m); 18h – Anoebis, DJ PsyTrance, da Bélgica (18h); VJ Picles, Vídeo Maping)
SEMÁFORO (Avenida Rio Branco)
9h – Grupo de Dança Adriana Carvalho (Pop e Hip Hop); 12h – Coletivo Família Malanarquista (Trupe de Circo de Rua); 14h – Professor Gilmar e alunos do programa Recife Ativo (BMX free style); 14h30m – Flávio Francisco (futebol freestyle); 15h e 15h15m – Flávio Rocha e Amanda Lima (passistas especiais); entre 15h30m e 17h35m vai haver grupos dançando o passinho, dança afro e tribal e pintura corporal.
CULTURA HIP HOP (Rua do Moeda))
14h – Mostra Competitiva de danças urbanas; 14h – Grafite ao vivo; 17h – Marolas Crew (Rap)
BON BINI NO R.U.A (Avenida Rio Branco e Bom Jesus)
9 às 20h – 40 estandes com economia criativa.
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS CIRCULANTES (nas vias onde ocorre o R.U.A)
Mágico Diogo Hunter (14h30m); Clowciência, palhaçaria (15h); Gabriela Saasvati, aromoterapia (15h30m), Mun Ha, Perfomance cyberfuturista (17h50m); Tribo do Sol, pirofagia (19h); Lunaris, grupo de dança (20h). Haverá, ainda: Ação de pintura, com Rafa Mattos na Rio Branco (14h às 16h); ação de pintura em faixa de pedestre em 3D, com Carlos André (na Avenida Alfredo Lisboa (9h); pinturas com Shell Osmo (14h, em vários locais).
CERVEJAS ARTESANAIS PERNAMBUCAS (Rua Dona Maria César)
Das 18h às 21h – Estande do Eco Copo (economia e sustentabilidade); Negra Linda da Ilha de Deus (petiscos e frutos do mar); Espetinho da Ceça, da Bomba do Hemetério; cervejas artesanais pernambucanas.
MUNDO DOS ESPORTES (Rua Marquês de Olinda )
Atividades esportivas das 9h às 17h, incluindo aula temática para idosos
ESPAÇO R.U.A ( nas vias de realização do festival)
Haverá brincadeiras populares e antigas, oficina de desenho infantil (com Jeff Alan, de 9h às 11h30m e de 14h às 16h30m), grafitagem, ações de pintura.
PRAÇA DAS INSTALAÇÕES (Avenida Rio Branco)
Brinquedos sustentáveis, com David Quik e Thales Arruda (das 9h às 21h).
Texto:
Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação/ PCR