Quem pensa que festejo junino na Zona Norte se limita ao Sítio Trindade, em Casa Amarela, está enganado. No mesmo bairro, tem animação na Avenida Doutor Eurico Chaves, com o Arraial Deixa Falar, que funciona até o próximo dia 24 de junho. A tradição completa 25 anos em 2018, e espera-se que 20 mil pessoas passem pelo evento.
E funciona tudo de forma muito simples, como tradicionalmente eram as festas de São João antigamente. Sem brilho, e à base da roupa de chita e do chapéu de palha. A programação será animada por oito grupos de forró pé-de-serra. Pelo palhoção da cidade cenográfica (idealizada pelo artista plástico Almir Gomes), passarão nada menos de nove quadrilhas. Alavantu, anarriê, balancê, galope, choveu, trovejou….
Para garantir o conforto da população, o Arraial Deixa Falar contará com infraestrutura completa, com palco, área coberta, banheiros químicos, barracas típicas de moradores da comunidade e uma área com brinquedos infantis (cama elástica, piscina de bolinha, pula-pula, entre outros). Ainda no evento, um grande bolo de 25 quilos será montado para lembrar os 25 anos de tradição junto com a comunidade, a ser comemorado no dia de São João, 24 de junho, segundo informa o coordenador do evento, José Muniz de Moura.
Esse ano, devido à Copa do Mundo, o arraial está decorado com as cores do Brasil. “A ideia é possibilitar que as pessoas possam brincar perto de casa, com conforto, segurança e muita animação, mantendo viva essa nossa tradição do nosso bairro”, diz Muniz. São esperados para o evento moradores do Alto Santa Isabel, Mandú e Burití, Sítio Grande, Nova Descoberta, Vasco da Gama, Monteiro, Macaxeira, Morro da Conceição e adjaencias. O Arraiá Deixa Falar é feito pela comunidade, mas tem apoio da Prefeitura do Recife.
Leia também:
Festa de São João e Xangô
Desolação no arraial do Sítio Trindade
BRT da Festa de São João
Procissão linda e pouco público
Sítio Trindade se anima hoje à noite
Quadrilhas: do arraial ao palco
SERVIÇO:
Arraial DeixaFalar
Quando: 21, 22, 23 e 24 de junho
Onde: Avenida Doutor Eurico Chaves, Casa Amarela
Horário: A partir das 20h
Acesso: gratuito