Aplicativo sobre jardins históricos

Compartilhe nas redes sociais…

Depois de criar um aplicativo que em 2016 chegou a ser incluído entre “os mais interessantes” da Apple Story, o produtor cultural Sandro Lins apresenta hoje mais uma novidade, durante lançamento da segunda edição do Patrimônio PE Mobile. Dessa vez, o App  é sobre  doze praças do Recife projetadas pelo arquiteto e paisagista Burle Marx, e que foram transformadas em jardins históricos por decreto municipal, em 2016.

O App traz informações e comentários sobre essas praças, inclusive em vários idiomas. “Ele  tem textos curtos e diretos e também gravados em áudio, então dá para ouvir no trânsito, por exemplo, observando a paisagem e se relacionando com esses espaços de forma espontânea”, explica Lucídio Leão, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. As fotos das praças foram feitas pelo fotógrafo Wilton Marcelino, que usou drones para captar imagens aéreas dos locais. Entre os jardins históricos do Recife encontram-se as praças de Casa Forte, República, Entroncamento, Salgado Filho, Faria Neves, Chora Menino.

Sandro Lins apresenta  Patrimônio PE Mobile, aplicativo sobre jardins históricos projetados por Burle Marx no Recife.

O aplicativo também tem georreferenciamento, que explica a que distância do local onde foi acessado ficam as praças, o tempo de chegada e mapa.  O conteúdo teve por base pesquisas de Ana Rita Sá Carneiro e Julieta Leite,  do Laboratório de Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco. Elas foram as  responsáveis pelo inventário que resultou em tombamento dessas praças e posteriormente em jardins históricos. Qualquer pessoa pode ter acesso ao Patrimônio PE Mobile de forma gratuita em smartphones e tablets, nas plataformas Android ou IOS. Além de português, o conteúdo também é oferecido em inglês, francês e espanhol e possui acessibilidade para pessoas com deficiência. O aplicativo foi criado em 2013 por Sandro Lins, através de apoio do Funcultura, com o propósito de levar para as pessoas educação patrimonial.

A primeira edição reuniu informações sobre doze construções e conjuntos arquitetônicos do Recife e Olinda. No Recife, os lugares selecionados foram a Igreja Madre de Deus, a Casa Museu de Gilberto Freyre, o Mercado de São José, o Teatro de Santa Isabel, a Sinagoga Kadosh Zur Israel e o Pátio de São Pedro. Já em Olinda, foram retratados o Museu de Arte Contemporânea, o Convento de São Francisco, o Sobrado Mourisco, a Igreja do Carmo, a Caixa d’Água e a Catedral da Sé. Haverá três lançamentos. Confira: no dia 8 de Agosto, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC) , das 10h às 17h;  no dia 9 de agosto no Paço do Frevo, das 14h30 às 17h;  e também  no dia 10, na Biblioteca Pública do Estado, das 14h30 às 17h.

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.