Time de sucesso na robótica

Anotem aí os nomes desse time. Paulo Poan (13), Isaías Silva Filho (14), Maria Eduarda Oliveira (13), Ryan Vinícius Morais (16), Tiago Roberto dos Santos (14), Estêvão Pereira (16), Miguel Santos (14) e Silvestre Lima (16).  São todos alunos da rede municipal, que acabam de marcar um gol. Pois  se consagraram como a melhor equipe das Américas em robótica e estão entre os oito melhores do mundo. O  reconhecimento veio depois que participaram da RoboCup, edição 2017 do campeonato mundial de robótica realizado em Nagoia, no Japão.

A meninada passou a perna em equipes provenientes de países de primeiro mundo, como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Itália e Portugal. Também ficaram à frente de Austrália e Rússia. A turminha já havia sido campeã na Olimpíada Brasileira de Robótica de 2016, e parte dela teve grande performance no ano passado, na RoboCup disputada na Alemanha. Ponto, também, para os coordenadores do Programa Robótica na Escola, Cid José Espíndola e Suely Bezerra. E também para a professora Maria Mércia Botelho e para o monitor Hugo Sabino, da Unidade de Tecnologia Gregório Bezerra.

No Recife, segundo a Prefeitura, mais de 74 mil  alunos da rede municipal têm acesso à tecnologia, através do Programa Robótica na Escola, desde 2014. A garotada que foi ao Japão disputou com 37 equipes de 30  países, no nível dois (que engloba estudantes até 18 anos). A equipe Robetc GB foi a única do Brasil a disputar o certame na modalidade Resgate, na qual robots entram em uma arena para realizar um resgate o mais rápido possível. Valeu o esforço da meninada e de seus professores. São todos quem, são todos gente.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.