Aos cem anos, o Madeira do Rosarinho é homenageado no carnaval 2026

Compartilhe nas redes sociais…

Nota dez para a escolha do Bloco Carnavalesco Misto Madeira do Rosarinho entre os homenageados para o carnaval 2026 no Recife. Afinal, a sua marca musical se transformou em uma espécie de hino oficial do carnaval do Recife. E o refrão que todo mundo sabe,  enche de orgulho  e identidade o folião pernambucano: “Nós somos madeira que cupim não rói”. Coisa de estado que tem fama de Leão do Norte. Tem mais, a agremiação está completando cem anos em 2026. Portanto, mais do que merecida lembrança.

O Bloco “encabeça o imaginário da festa graças a seu hino emblemático que evoca a luta e resistência de um povo aguerrido”, justifica a Prefeitura do Recife. Inconformados com o resultado de um concurso carnavalesco na década de 60, a canção se tornou um desabafo dos descontentes que superou a vendeta e se provou maior que a história, pois a música é símbolo não só de folia, mas de perseverança e da bravura do povo pernambucano..

Com três décadas de carreira, Lenine é presença obrigatória no carnaval do Recife: como artista e folião

O Madeira do Rosarinho foi fundado no dia 7 de setembro de 1926, como dissidência do antigo bloco Inocentes do Rosarinho, coisa comum no carnaval pernambucano. Com mais de 20 prêmios conquistados no tradicional Concurso de Agremiações, realizado pela Prefeitura do Recife, há muitas décadas, o bloco desfila todo ano sua alegria vermelha, branca e verde na festa da capital pernambucana, abrindo alas para um dos mais célebres hinos do Carnaval recifense: “Madeira que Cupim não Rói”, composta por ninguém menos que Capiba (1904-1997), nos idos de 1963.

Além de Madeira do Rosarinho, os outros homenageados anunciados pelo Prefeito João Campos são o cantor Lenine e a iabassê Carmen Virgínia.
Lenine é figura obrigatória no Carnaval do Recife, tem três décadas de bons serviços prestados à música recifense e brasileira. Disse que sempre prepara um show especial, não só no Marco Zero, mas também em outros polos da cidade onde se apresenta. “Eu me sinto realmente homenageado sempre que estou aqui no Carnaval, e este ano vai ser uma consagração, pois se trata de outro momento na minha vida”, diz o cantor, que além de ocupar palcos como artista marca presença nas ruas como folião, durante a festa, para a qual costuma trazer filhos, netos, amigos (ele reside no Rio de Janeiro).

Carmen Virgínia, por sua vez, se integra à festa como preservadora de saberes ancestrais ligados à gastronomia e ao Afoxé Ogbon Obá. Ela também participou como fundadora, em 2018, da primeira edição do Ubuntu, encontro de Afoxés que abençoa a festa e reúne as agremiações em uma cerimônia religiosa que converge para o Marco Zero após a lavagem da Avenida Rio Branco na quarta-feira da semana pré. “Eu acho que é também uma vitória das mulheres de terreiro, mas é uma vitória das mulheres”, diz ela, que nasceu no bairro popular de Santo Amaro.

Carmen Virgínia é homenageada no carnaval da cidade: tradição ancestral

Leia também
Carnaval do Recife: Prefeitura abre  prazo para inscrições de propostas artísticas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Distribuídas pela Prefeitura

Continue lendo

Caminhada do Frevo: percurso de onze quilômetros Recife-Olinda, a pé

Centro do Recife: Sexta-feira tem folia com nossa diversificada cultura popular

Bloco de carnaval tem foco nobre e curioso: “Quem não virou, virará”

2 comentários

  1. Letícia, quando os Blocos Carnavalescos do Recife são Homenageados fico feliz. Em setembro de 1926 Joaquim França numa dissidência com Inocentes do Rosarinho Fundou o Bloco Carnavalesco Misto Madeiras do Rosarinho, Honra e Glória do Carnaval de Pernambuco, e, grandes Compositores fizeram sucesso com suas Músicas em seus cordões pelas ruas do Recife. Muita gente tem como maior registro a Música “Madeira que Cupim não rói” que foi composta por Capiba como um protesto de perder o Título de 1963 para o Batutas de São José . Esses acontecimentos acompanhei de perto com apenas 9 anos, não esqueço nunca quando Capiba foi no Armazém de Papai para reclamar e dizer que Batutas de São José estava com roupas pobres e não poderia vencer o luxo das Fantasias de Madeiras do Rosarinho e perguntou como eles conseguiram colocar Batutas para desfilar com o Bloco quase falido, e com sua simplicidade meu Pai respondeu…”Capiba o Micróbio do Frevo tá em São José, moradores e comerciantes se uniram e colocaram como puderam o Bloco na rua, o resto foi Amor, Fé e Emoção….” Voltando a História de Madeiras do Rosarinho, a Família Santa Clara do Rosarinho tinha Lourival Santa Clara que na minha concepção de ver e sentir Música, compôs uma dos Frevos de Blocos mais lindos da História do Carnaval Pernambucano com o título de ASSIM NÃO CONVÉM, uma Obra de Arte Musical e Poesia contando uma História de Amor de Carnaval, me emociono quando a Orquestra de Madeiras solta os acordes e as Pastorinhas começam…”Me Apaixonei por você, mas você gosta de alguém, vou procurar esquecer, porque assim não me convém….” Outro Frevo de Bloco lindo e apaixonante é PARAQUEDISTA de Roberto Bozan..”Quem me chamou Paraquedista, não pense que eu vou chorar, a vida só é boa assim, compõe tua de lá e eu de cá..És muito jovem pra comparar com esse Madeira tradiucioinal, agora chegou a mina vez de gargalhar, Quá ! Quá ! Quá ! . Parabéns a Prefeitura por essa Homenagem ao Bloco Carnavalesco Misto Madeiras do Rosarinho em seu Centenário, VIVA OS BLOCOS LÍRICOS DO RECIFE , VIVA MADEIRAS DO ROSARINHO !

    https://youtu.be/rAJ73f3hMnc?si=oxX_AcCadteK1zN7

  2. Letícia, me perdoe alguns erros gráficos, escrevo na emoção, sou apaixonado pelo Carnaval de Pernambuco e apesar dos Amores dos Clubes e Blocos do Bairro de São José, meus Pais me ensinaram a Amar todos os Clubes e Blocos de todos os Bairros do Recife e sempre me disseram para respeitar a todos os Bairros pela luta e trabalho de amarem e construírem nossa História de Carnaval que é a Identidade de nossa gente Pernambucana. Escrevo emocionado porque já testemunhei passos e espaços de nosso Carnaval desde o Bairro de São José.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.