Aos 172 anos, Teatro Santa Isabel abre temporada de concertos

O Teatro Santa Isabel está em festa. É que a mais tradicional casa de espetáculos do Recife está comemora 172 anos, brindando o público com dois concertos da Orquestra Sinfônica do Recife. As apresentações ocorrem às 20h dos dias 25 (quarta) e 26 (quinta) de maio, com entrada gratuita. Porém os ingressos serão distribuídos na bilheteria do TSI uma hora antes do início de cada sessão.  Com  novo regente,  Lufranco Marcelletti Jr,o TSI reabre a nova temporada de concertos. Portanto, agende-se.

O programa por ele escolhido pelo novo Maestro vai ter música erudita (Beethoven e Brahms) e também popular, pernambucana (Clóvis Pereira). De Beethoven, compositor germânico, que é um dos mais  celebrados de todo o mundo, será executada a Abertura em dó maior, op. 124 da peça A Consagração da Casa. “Esta abertura carrega um enorme simbolismo histórico e cênico, por uma série de fatores. Além de ter sido composta em 1822, mesmo ano em que foi declarada a independência do Brasil, ela foi escrita justamente para celebrar o Theater in der Josefstadt, por ocasião de sua inauguração”, contou o maestro Lanfranco.

A Sinfonia nº 2, em ré maior, op.73, do alemão Johannes Brahms, encerrará o repertório da apresentação, garantindo-lhe mais um ensejo comemorativo. Composta em 1877, a música está completando 150 anos como uma das mais executadas e efusivas obras eruditas do mundo.  Por fim o compositor Clóvis Pereira também será celebrado no programa da apresentação, em comemoração a seus 90 anos. Dele, será tocada a composição Lamento e Dança Brasileira. Foi no palco do teatro aniversariante que se realizou a primeira audição da música, em 1967, com execução da Orquestra Sinfônica e regência do próprio Clóvis Pereira. Recife.

Teatro Santa Isabel: ùltimos ensaios para a abertura oficial da nova temporada de concertos.

O Teatro de Santa Isabel foi inaugurado em 18 de maio de 1850. Seu nome é uma homenagem à Princesa Isabel. Sua construção inseriu a então província de Pernambuco numa nova fase cultural. Idealizado pelo Barão da Boa Vista, teve o projeto dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, que inovou na época, optando por não utilizar trabalho escravo na construção de arquitetura neoclássica. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 31 de outubro de 1949, o equipamento foi mais tarde eleito um dos 14 teatros-monumentos do país.

Durante toda a sua história, a casa emoldurou importantes capítulos da vida política da cidade, tendo assistido à Revolução Praieira e abrigado a campanha abolicionista e pelo advento da República. Frequentado, desde sempre, por notórias personalidades da cultura nacional, o Teatro de Santa Isabel foi cenário dos debates literários de Tobias Barreto e Castro Alves. E foi de lá que ecoou para todo o Brasil a histórica frase do abolicionista Joaquim Nabuco: “Aqui vencemos a causa da abolição”, imortalizada numa placa exibida numa das paredes do teatro até hoje. Uma curiosidade sobre o teatro é que ele chegou a ser destruído por um incêndio ocorrido em 19 de setembro de 1869, tendo sido totalmente recuperado, redimensionado e entregue ao povo pernambucano em 16 de dezembro de 1876. Considerada o mais antigo conjunto orquestral em atividade ininterrupta do Brasil, a Orquestra Sinfônica do Recife foi fundada no dia 30 de julho de 1930, sob a regência de Vicente Fittipaldi. Há quatro anos, chegou a ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial da capital pernambucana. Desde o ano passado, o conjunto orquestral tem nova regência, composta por Lanfranco Marcelletti Jr. e José Renato Accioly, maestros titular e adjunto, respectivamente.

Leia também
Teatro Santa Isabel reabre para o público
Sessão Recife Nostalgia: Teatro Santa Isabel e a luta abolicionista
Divirta-se em casa como se estivesse na plateia do Santa Isabel
Teatro Santa Isabel de roupa nova
Teatro Santa Isabel 170 anos com plateia em casa
Villa Lobos no Teatro Santa Isabel
Visita gratuita e guiada ao Santa Isabel
Conheça melhor o Teatro Santa Isabel
Bulliyng na pauta do Santa Isabel

Santa Isabel: flanelinhas X motoristas
Visita guiada 
e sarau no Santa Isabel
Visita gratuita e guiada ao Santa Isabel
Banda Sinfônica: de Mozart a Pixinguinha
Danado de Bom no Santa Isabel
Circômico Show no Teatro Santa Isabel
Bullying na pauta do Teatro Santa Isabel
Teatrando movido a palhaçadas
Visita guiada e sarau no Santa Isabel
De “Onde Nascem os Fortes” para o Teatrando

Serviço:
Evento: Comemoração dos 172 anos do Teatro Santa Isabel
Atração: Abertura da temporada oficial de concertos da OSR no TSI
Quando: Quarta (25/5) e quinta(26/5)
Horário: 20h
Onde: Teatro Santa Isabel, Praça da República, 233, Santo Antônio
Quanto: de graça, mas ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do teatro

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Marcos Pastich/PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.