Velho conhecido dos foliões pernambucanos e figura obrigatória em desfiles de blocos como o gigantesco Galo da Madrugada – onde marca presença desde 1994 – o cantor André Rio é o entrevistado do Porto de Chegada, programa virtual capitaneado pelo cantor Gonzaga Leal, cuja transmissão ocorre às 19h, pelo pelo instagram @gonzaga.leal e também @andreriooficial. Mais conhecido do público pela sua participação no carnaval, André Rio passeia, no entanto, por vários gêneros musicais brasileiros: samba, xote, frevo, baião, chorinho, Bossa Nova.
Sua discografia inclui 20 CDs e tem mais de 200 composições gravadas não só por ele, como por artistas como Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Chico César, Jorge de Altinho. Uma de suas composições mais conhecidas é Chuva de Sombrinhas. André Rio vem de uma família de músicos. Convive desde cedo com com os palcos. O pai, Alírio Moraes, era compositor de frevo. Aos sete anos, André cantava em festivais de música em Pernambuco. Embora participe de vários projetos musicais, o que ele mais gosta mesmo é o frevo, ritmo que já o levou ao exterior e que faz questão de divulgar onde quer que chegue. Por conta da pandemia, seu último carnaval foi o de 2020.
Naquele ano, além de participar do desfile de O Galo da Madrugada, no Recife, também levou o frevo ao Parque Ibiraquera, em São Paulo, para a primeira apresentação do bloco pernambucano na capital paulista. Em 2021 não teve carnaval devido à pandemia, mas o artista não parou. Participou de lives e divulgou trabalhos nos streamings, com destaque para nova parceria com Roberto Menescau, intitulada Era uma vez, que ele chama de “bossa jazz”, com homenagem ao Rio de Janeiro e ao frevo pernambucano. André Rio espera que a pandemia logo passe e que, em breve, tenhamos de volta às ruas o frevo e e alegria.
Abaixo, você confere outras informações sobre André Rio e Gonzaga Leal.
Leia também
André Rio retribui honraria ao Homem da Meia Noite
Pernambuco em canto com André Rio
Meu carnaval é frevo
Tem carnaval no Dia de Reis
Dupla movida a frevo e samba
Tributo à Bossa Nova em festival
Maria Alcina: Vanguarda da vanguarda
Ciro Barcelos: Do Dzi Croquetes ao Moulin Rouge
Os inuméraveis estados do ser com Gonzaga Leal
Diva Menner no Baião de Dois
Frevo de Spok no Baião de Dois
Gonzaga Leal no #ZiriguidumEmCasa
Gonzaga Leal e Isadora Melo: Insones Intempestivos
Gonzaga Leal no #ZiriguidumEmCasa
Gonzaga Leal e Isadora Melo: Insones Intempestivos
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Anderson Maia / Divulgação / Acervo #OxeRecife