Ana das Borrachas faz a festa do folião

Compartilhe nas redes sociais…

Ana Rosa Wanderley é conhecida dos recifenses. Nessa época, as solicitações que chegam são muitas, pois ela disponibiliza peças criativas para complementar as fantasias. Trabalha com um material diferente de plumas e paetês, tão manjados, o que faz de sua Oficina Borracha Livre, uma fábrica de boas ideias. Há até quem a chame de Ana das Borrachas, por conta do material utilizado nos adereços: óculos decorados, travessas, máscaras, colares, alegres e coloridos, no espírito do carnaval.

Ela confecciona as peças há 18 anos, mas é apaixonada por carnaval desde a infância, quando os pais deixavam a cidade paraibana de Areias, para cair na folia das capitais. “Mas meu primeiro carnaval só ocorreu quando eu tinha 15, quando varei muitas madrugadas fazendo minha própria fantasia”, lembra. Hoje, diz que faz carnaval “o ano inteiro”. Mas acrescenta: “Sinto pena de só botar as peças na rua durante essa época aqui no Recife, pois para outros estados eu as vendo, principalmente cabeças, durante o ano inteiro”.

Adereços em materiais diferentes das manjadas plumas e paetês deram fama à artesã Ana das Borrachas.
Adereços em materiais diferentes das manjadas plumas e paetês deram fama à artesã Ana das Borrachas.

Entre as máscaras mais curiosas de Ana das Borrachas, encontra-se “A Raposa e as Uvas”, em homenagem ao saudoso cantor Reginaldo Rossi. Também são muitos procurados os colares e os óculos escuros enfeitados com botões, fitinhas, medalhas, e outros pequenos objetos decorativos. Nos anos anteriores, ela vendia seus produtos em quiosques em shopping-centers, como o RioMar. Esse ano, os adereços chegam a bordo de uma bike, nas concentrações de blocos famosos.  Foi assim, por exemplo, na saída do Bloco Coroas de Aço Inox. Até amanhã, quinta-feira, seus adereços estarão sendo comercializados na Torre Malakoff. Ela diz, no entanto, que – a exemplo de muitos outros artesãos – ainda está sem ponto nem lugar fixo para ficar, durante o carnaval. O ateliê é em Candeias, e ela atende pelo celular 9-96300765. Os preços das peças variam de R$ 10 a R$ 180. Suas perucas de borracha também são muito disputadas.

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.