Nada de alegoria por alegoria. Galo gigante por galo gigante. Arte como mensagem, arte como proposta, arte como, arte com humanização. Assim é a preocupação do artista Leopoldo Nóbrega, que desde 2019 assumiu a confecção da alegoria gigante do Galo da Madrugada que é erguida na Ponte Duarte Coelho, na semana do carnaval, para saudar a população e turistas, como que convidando para que todos caiam no frevo.
A partir do momento que passou a ter responsabilidade de criar e confeccionar a alegoria, nenhum Galo foi igual a aqueles que passaram. Galo alienado, jamais. Pelas mãos de Leopoldo, o Galo gigante é mais que uma alegoria. É mensagem, é proposta… É que Leopoldo Nóbrega usa o gigante para explorar temas como ecologia, sustentabilidade, identidade cultural, inovação tecnológica, inclusão social. Em 2026, não será diferente. O artista vai juntar à sua equipe 200 usuárias e usuários beneficiados por políticas públicas do Recife, na área de saúde mental. Eles vão participar da cocriação da alegoria, através de oficinas de arteterapia que começam nessa quarta, 21 de janeiro. A ação visa pessoas com sofrimento psíquico ou em dependência química, em situação de vulnerabilidade social e que são atendidas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Recife, em atuação integrada com o SUS (Sistema Único de Saúde). Coordenado por Leopoldo, o trabalho contará com a ajuda de arteterapeutas. Ao todo, serão dez oficinas, sob supervisão da Traços-Estudos em Arteterapia. Por esse motivo, a alegoria prestará homenagem a referências fundamentais na história da saúde mental no Brasil.
Entre os homenageados, a psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999, Rio de Janeiro) e o terapeuta ocupacional e artista Gonzaga Leal (PE). Hoje dedicando sua vida à música, ele por décadas trabalhou com doentes mentais recolhidos ao Hospital Ulysses Pernambucano (Tamarineira), usando a arterapia para ajudar os pacientes a enfrentar o sofrimento da internação e da falta de juízo. Lá, fez até teatro, no qual os atores eram os internos. Depois de aposentar-se, decidiu se dedicar à carreira de cantor.

A escultura do Galo é confeccionada pelo Atelier Escola Arte Plenna em parceria com o Instituto Leopoldo Nóbrega, que juntos promoveram convocatória e seletivas para capacitação de produtores e artesãos de Pernambuco.
As oficinas de arteterapia também contarão com a supervisão da Traços Estudos em Arteterapia. A construção simbólica e coletiva terá participação da Secretaria de Saúde do Recife (por meio da Coordenação da Política de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas); da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome; e da Província Franciscana Santo Antônio do Brasil, reforçando o compromisso intersetorial com um cuidado sensível, humanizado e em liberdade.
Nos links abaixo, mais informações sobre Leopoldo Nóbrega, Gonzaga Leal e sobre o carnaval 2026.
Leia também
Sobre Leopoldo Nóbrega
Leopoldo Nóbrega e Júlio Gonçalves: Cepe, galo gigante e reciclagem
Leopoldo Nóbrega: alegoria 2025 será ainda maior e Galo, cidadão ecológico
Josildo Sá, Leopoldo Nóbrega e Galo: ligações afetivas com Tacaratu
Depois do Galo Ancestral, que tal Lepoldo Nóbrega para idealizar os carros alegóricos do Galo?
São João no Tacaruna tem arraial instagramável por Leopoldo Nóbrega
Sobre Gonzaga Leal
Gonzaga Leal: Repertório de Capiba, de tantos ritmos, ganha show e CD
Gonzaga Leal leva Antonin Artaud: um suicidado a mais pela sociedade ao Poço das Artes
Os inumeráveis estados do ser em live neste sábado com Gonzaga Leal
Gonzaga Leal no #ZiriguidumEmCasa
Gonzaga Leal e Isadora Melo: Insones Intempestivos
Sobre Carnaval 2026
Começam ensaios do Tumaraca, encontro de maracatus do tipo nação
Carnaval inclusivoo: abertas inscrições para rei e rainha do carnaval para PCD
Programação gratuita no Paço do Frevo com Spok e Silvério
Quase invisível nas ruas, Siri na Lata completa 50 anos com festa no Paço Alfândega
Prévias de rua do Recife tem até do Galo com o Bola Preta
Domingo de repertório do carnaval romântico com Coral Edgar Moraes
Maracatu Rural Cambinda Brasileiro ensina música e coreografia a jovens
Tradicional Queima da Lapinha movimenta o Centro. Depois é carnaval
Dia de Reis tem Queima da Lapinha no centro, na Casa da Rabeca e Várzea
Protesto, cortejo natalino, orquestra sinfônica e “Mexe com tudo” no Recife
Aos cem anos, o Bloco Madeira do Rosarinho é o homenageado do carnaval 2026
Carnaval: Prefeitura do Recife abre prazo para inscrição de propostas artísticas
Carnaval virou disputa para marcar território (político) entre João e Raquel
Serviço:
Programação de oficinas /Arteterapia
Centro de Convivência Recomeço Fátima Caio – RAPS/SUS
Rua Professor Josué de Castro, 156 – casa 07 / Caxangá (Dias 21 e 22/01 de 14h às 16h)
Oficinas – Centro Traços – estudos em Arteterapia
Espaço Rizoma, Rua marechal Rondon 360, Casa Forte (Datas a confirmar
Oficinas – Convento de Santo Antônio R. do Imperador Pedro II, 206 – Santo Antônio, Recife – PE, 50010-050 (Dia 23/01 sexta feira, de 09 às 11:00; e das 14:00 às 16:00)
Oficinas – Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua (CINPOP) – SUAS Rua Coelho Leite, 677, no bairro de Santo Amaro (Datas a confirmar)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Sempre muito bonito o trabalho do artista Leopoldo Nóbrega, privilegiando temas importantes como sustentabilidade, meio ambiente, saúde mental na confecção do Galo da Madrugada.
Bem que ele poderia criar um galo rebelde, com uma mensagem de luta para a recuperação e restauração da beleza da cidade do Recife,que hoje se encontra num cenário onde o feio prevalece em todos os sentidos.O artista,com voz amplificadora,pode e deve lutar por isso.