Agenda do carnaval, 28 de fevereiro

Compartilhe nas redes sociais…

Plaza Shopping, 18h,em Casa Forte – Carnaval da Boa Idade, com o bloco Compositores e Foliões, na Praça de Alimentação, piso L5 do mal. O repertório será constituído de sucessos do carnaval à antiga, com marchinhas e frevos de blocos, com clássicos da festa mais popular do Recife. Entrada: gratuita

Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, às 15h – No primeiro carnaval com a Lei 13.718 que tipifica o crime de assédio, o Bloco Nem com Uma Flor, da Secretaria da Mulher do Recife, levanta seu estandarte com mais alegria. O fim da violência contra a mulher é a grande pauta da agremiação que vai às ruas do Recife Antigo na próxima quinta-feira (28), a partir das 15h. As atrações do bloco são Joana Flor, Orquestra 100% Mulher e Maracatu Baque Mulher. A concentração está marcada para as 15h, na Praça do Arsenal.

Rua Mariz de Barros, Bairro do Recife, 16h –  Saída de cortejo dos 24 grupos de afoxé, rumo ao Marco Zero, abrindo caminhos para os foliões, evocando bênçãos para a festa do Carnaval. Com a chegada no Marco Zero, há a lavagem do ponto 0km da cidade sob os batuques dos afoxés que sobem a rampa do palco com a missão de entoar os cânticos para os Orixás com a mensagem de Paz e Amor para o Carnaval 2019 de nossa Cidade Recife.

Marco Zero, Bairro do Recife, Encontro de Nações, 18h  – Despedida das prévias carnavalescas, já que na sexta a festa mais popular do Recife será oficialmente aberta. Além dos 24 afoxés, 12 nações de maracatu (de baque virado) se concentram para a cerimônia do Ubuntu – Uma Consagração ao Povo Negro, quando haverá a lavagem simbólica do Marco Zero com águas sagradas, para purificação e proteção dos foliões. Após a lavagem, o Tumaraca – Encontro de Nações, ocupa o espaço, para encerrar oficialmente as atividades pré carnavalescas do Recife, com doze agremiações de maracatu de baque virado e 700 batuqueiros. No palco, os 12 mestres irão fazer uma autorregência com participações do Coral Voz Nagô, do Cordel do Fogo Encantado, Orquestra Criança Cidadã e do grupo Daruê Malungo. O espetáculo começa com a clarinada, que soa às 18h para convocar os 700 batuqueiros, que partem da Rua da Moeda em direção ao palco. A partir das 18h50, o espetáculo começa  e, em palco, o Cordel do Fogo Encantado irá entoar junto com os batuqueiros as canções Preta, Boi Luzeiro, Chover e Pedrinha.

Praça Maciel Pinheiro, 19h,  Concentração do Escuta Levino – Ele é tido como o melhor bloco de carnaval da semana pré-carnavalesca. Com orquestra de frevo poderosa, ele percorre as ruas da cidade até o Bairro do Recife. Presença dos Guerreiros do Passo, que dão show de dança no percurso.

Praça do Carmo, em Olinda, a partir das 19h30m – Bongar, Silvério Pessoa, Quinteto Violado, Maracatu Nação Pernambuco, Alceu Valença e Elba Ramalho. Os dois últimos se apresentam depois das 23h. Tradicionalmente, a Praça do Carmo é um dos quartéis generais da folia olindense. É lá, também, que blocos e outras instituições colocam suas barracas, para venda de comidas e bebidas e também aglutinar seus foliões.

Leia também:
Azul e rosa na folia dos laranjais
Carnaval: cinco séculos de história
A Zé Pereira, com festa e com afeto
À espera de Zé Pereira
Azul e rosa na folia dos laranjais
Homem da Meia Noite merece respeito

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Bruno Campos/ Divulgação/ PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.