Agenda do carnaval, 27 de fevereiro

A quarta está movimentada, com eventos carnavalescos para todos os gostos. Tem frevo, samba, afoxé, blocos líricos – como o da Saudade (na Boa Vista) e o Paraquedista Real (no Poço da Panela) – e também há caboclinhos no Bairro do Recife. Tem até desembarque dos mais antigos bonecos gigantes de Pernambuco, Zé Pereira e Vitalina. Veja algumas das opções  de hoje:

Av. Conselheiro Rosa e Silva, Clube Náutico Capibaribe, 1086, de 9h às 12h – Com o tema Desigualdades e Políticas Públicas, o Carnaval da Resistência é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Estão sendo esperadas cerca de 2 mil pessoas, entre crianças e adolescentes, responsáveis familiares e pessoas idosas atendidas pelo SCFV. Haverá apresentações realizadas pelos jovens, a arte da grafitagem, encerrando com uma grande ciranda.

Cais do Sertão, na Avenida Alfredo Lisboa, S/N às 17h –  Desembarque de Zé Pereira e Vitalina, os mais antigos bonecos gigantes de Pernambuco. Zé Pereira é sertanejo, de Belém do São Francisco, cidade localizada a 486 quilômetros do Recife. Apesar de centenário, ele fez uma grande viagem. E vem com a namorada Vitalina sendo recebido por nada menos de 20 outros gigantes. A festa promete ser o ponto inédito e alto dessa quarta.

Marco Zero, Bairro do Recife, 17h30m –   Os ensaios continuam nessa quarta, com o frevo. Maestro Forró realiza seus acertos com Nena Queiroga e Almir Rouche no início da noite. A sambista Gerlane Lops, também homenageada do Carnaval do Recife, faz sua passagem de som logo em seguida, por volta das 19h.

 Rua da Moeda e Praça do Arsenal , Bairro do Recife, 19h – Grupos de caboclinhos do Recife e Região Metropolitana encontram-se na Rua da Moeda e Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

Pátio de São Pedro, Ubuntu, encontro de afoxés e preparação do banho de ervas, 7h Manifestação cultural do Candomblé, os afoxés fazem parte da programação do Carnaval do Recife. Nessa quarta, a partir das 7h, representantes dos 24 grupos irão preparar o Amaci/ Omi Eró (Banho com Ervas), feito pelos Babalorixás e Ialorixás.

Praça Maciel Pinheiro, Boa Vista, 19h – Concentração do Bloco da Saudade, que logo depois sai pelas ruas dos bairros da Boa Vista, Santo Antônio e Recife Antigo. Com mais de 40 anos marcando presença no carnaval do Recife, a agremiação é uma das responsáveis pelo ressurgimento dos blocos líricos na festa mais popular do Recife.

Rua Antônio Vitrúvio, Poço da Panela,  em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, 19h – Concentração do Bloco Lírico Paraquedista Real, que tradicionalmente sai às ruas na quarta-feira que antecede o carnaval. A festa acontece sob a lona de circo, armada ao lado do templo.  Poço das Artes (Rua Álvaro Macedo, 54) oferece “pouso para os paraquedistas”, com caldinhos, croissants, caponatas, pizzas finas, caldinhos, bebidas.

Leia também:
Arsenal tem 18 tribos de caboclinhos
Os 122 anos dos Caboclinhos Carijós
Cadê o gramado da Praça do Arsenal?
Ternos de caboclinhos vão ao Pátio

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.