Uma das manifestações bem interessantes do São João, o tradicional Desfile das Bandeiras acontece na tarde dessa terça-feira. O evento deveria ter se realizado a 15 de junho, mas foi adiado devido a um temporal registrado naquela data. Pois coloque seu chapéu de palha, sua roupinha colorida e vá para o centro do Recife, já que as bandeiras juninas estão nas ruas, a partir das 18h. O Desfile das Bandeiras homenageia os santos que compõem o ciclo da segunda maior festa popular do Recife.
A concentração será às 17h, na Rua Imperatriz, em frente à Igreja Matriz da Boa Vista. Às 18h, o cortejo segue para a Ponte da Boa Vista, passando pela Rua Nova, Avenida Dantas Barreto, Rua Nossa Senhora do Carmo até o Pátio de São Pedro. Acompanhando as 12 bandeiras da Região Metropolitana do Recife, estarão as bandas Veneno, Som Brasil e Banda Show, a Associação Musical 19 de Fevereiro e a Quadrilha Junina Coração Mirim.
O Desfile das Bandeiras foi criado em 1993, para manter vivas as manifestações populares típicas do ciclo junino. E é inspirado principalmente no Acorda Povo, manifestação comum aos subúrbios recifenses, durante os séculos passados, e que pretendia acordar a população para brincar o São João. O Acorda Povo acontecia do dia 23 para o 24 de junho. Enquanto o mais tradicional arraial junino do Recife – o Sítio Trindade – já parou, a festa prossegue no Pátio de São Pedro, onde a partir das 17 apresentam-se quadrilhas, ciranda e artistas. A noite se encerra com Maciel Melo, o caboclo sonhador, que sobe ao palco às 22h40m .
Serviço
Desfile das Bandeiras Juninas
Quando: 27 de junho (amanhã)
Programação:
17h- Concentração na Rua Imperatriz, em frente à Igreja Matriz da Boa Vista
18h Saída para o cortejo, que tem como trajeto a Ponte da Boa Vista, Rua Nova, Avenida Dantas Barreto e Rua Nossa Senhora do Carmo
19h- Chegada ao Pátio de São Pedro
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR