Belíssimo, o solar que serviu de moradia ao Barão Rodrigues Mendes no século 19, é tido como “o mais perfeito exemplar que o classicismo imperial legou ao Brasil”. E mais, “tem méritos suficientes para ser incluído no seleto conjunto das mais belas casas classicistas do mundo”. Esse registro está no livro Guia do Recife – Arquitetura e Paisagismo. Entre os anos 50 e 60 do século 20, o belo imóvel ficou abandonado e no seu terreno chegou a funcionar até uma vacaria, cuja produção de leite abastecia os bairros vizinhos. Mas felizmente o prédio foi tombado e virou sede da Academia Pernambucana de Letras, uso que garante a preservação e conservação do imóvel.
Mas o objeto desse post é a própria APL e não a sua sede, cujo projeto é de Louis Léger Vauthier (1815-1901), engenheiro e arquiteto francês que projetou vários prédios em Pernambuco, durante o século 19. Pois bem, a APL está completando 122 anos nessa quinta-feira (26/01). Para assinalar a data, a terceira casa literária mais antiga do Brasil faz um evento aberto ao público, a partir das 19h. Haverá saudação do último acadêmico empossado, historiador George Cabral. E para fechar a noite, duo de piano com Ellyanna Caldas e Levi Guedes. Na programação preparada pela dupla, Mozart / Grieg (Sonata em Dó Maior), Saint Saens (Dança Macabra) e Arturo Marquez (Danzón nº 34).

Na mesma noite, será lançada a Revista da APL, número 49, reunindo artigos, discursos, crônicas, poesias e ensaios. A publicação foi editada pelo jornalista, escritor e imortal Cícero Belmar. Segundo o Presidente da APL, Lourival Holanda, a entidade pretende aproximação cada vez maior com o público e retomar atividades com a realização de concurso para valorizar novos escritores e também programar encontros literários em parceria com livrarias e outras instituições. Pela APL já passaram nomes como Joaquim Nabuco (1849-1910), Ariano Suassuna (1927-2014) , João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999), Manuel Bandeira (1886-1968).
A APL foi fundada por Carneiro Vilela (1846-1913), autor de “A emparedada da Rua Nova”,clássico da literatura pernambucana que se transformou em lenda urbana. Além das atividades literárias, a APL é tida, também, como atração turística no Recife. Localizada no bairro das Graças, a beleza de sua arquitetura e dos seus bens móveis, além de toda a sua história, despertam a curiosidade do público. Por esse motivo, o prédio está aberto à visitação. E tanto o seu museu (com acervo de peças que vão do século 19 ao 21), quanto a biblioteca (com 30 mil títulos) podem ser visitados. Porém é preciso fazer agendamento, pelo telefone (81) 32682211. E as visitas podem ocorrer entre terça e sexta, das 10h às 16h. Preço: R$ 10 por pessoa.
Leia também
Orquestra dos Médicos na Academia Pernambucana de Letras
Academia Pernambucana de Letras volta a movimentar Domingos Musicais
O lado musical da Revolução de 1817 na Academia Pernambucana de Letras
Academia Pernambucana de Letras comemora os 160 anos do Instituto Arqueológico
Academia retoma programação musical
Academia reabre para o público e tem nova diretoria
José Paulo Cavalcanti é imortal da ABL
Criançada tem diversão em feira na Academia Pernambucana de Letras
Canto Virtuoso na Academia Pernambucana de Letras
Arte e design nos jardins da Academia
Cícero Belmar a caminho da Academia
Carlos Pena dos “desejos presos” na APL
Na trilha dos barões e imortais
Cícero Belmar agora é imortal
Belmar e os livros que rendem filmes
HQ na Academia Pernambucana de Letras
Academia convida Miró da Muribeca para debate
Recife: Pontes e fontes da miséria
Cristovam: “O mundo é uma escola”, na APL
Academia reabre para o público e tem nova diretoria
Filme gratuito na APL
“O silêncio da noite é que tem sido testemunha de minhas amarguras”
Cícero Belmar e o livro dos personagens esquecidos
Canto Virtuoso na Academia Pernambucana de Letras
A desconhecida face de Sidney Niceas
Conversa com Sidney Niceas na APL
Serviço
Comemoração dos 122 anos da Academia Pernambucana de Letras
Onde: na própria sede da APL
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças (com estacionamento pela Av. Malaquias)
Horário: 19h
Atração: Concerto com pianistas Elyanna Caldas e Levi Guedes
Quanto: gratuito
Visitação à sede da APL
De terça a sexta-feira
Só com agendamento: (81) 32682211
Horário: 10h às 16h
Quanto: R$ 10 por pessoa
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: APL / Divulgação