Depois da Noite do Dendê, que agitou o Pina no mês passado, a efervescência cultural volta a tomar conta de dois dos mais famosos bairros populares da Zona Sul. É que o próprio Pina e Brasília Teimosa se transformam em palco da produção cultural daquele pedaço do Recife. E a partir dessa quinta (24), acontece ali a segunda edição do Festival ReConhecer. A mostra, que vai acontecer em frente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Pina, reúne moda, música, teatro, dança e gastronomia. A programação é gratuita.
“O festival nasceu da necessidade dos próprios moradores de valorizar a riqueza cultural dos lugares onde vivemos. São mais de 40 grupos culturais, grande parte deles de caráter social, o que amplia a sua importância, ajudando na prevenção da violência e na promoção de uma cultura de paz”, avalia um dos coordenadores do festival, Rogério Ferreira. Ao todo, serão 25 eventos, incluindo um desfile de moda com participação de dez grifes que possuem “trabalhos autorais e criativos”. O DJ Giva fará a animação dos presentes. A festa começa às 20h de hoje.
A programação da sexta-feira (25) é dedicada à dança e ao teatro. Alguns dos grupos criados nas comunidades são longevos, como o Balé Deveras, fundado em Brasília Teimosa em 1980. Crianças, jovens e adultos interessados na linguagem são inseridos no trabalho de formação do Deveras. Já a Cia de Danças Angelita Karollaine, criada há mais de 20 anos, tem como foco o trabalho com danças folclóricas. Por sua vez, o grupo Teatral Achyles Coqueijo (GTAC) é formado por jovens que acreditam no teatro como uma missão. O festival termina no sábado (26), com música e gastronomia. A partir das 15h, a programação inclui apresentações de grupos de maracatu, MC`s, DJ´s e bandas. Serão 15 atrações musicais, além das barraquinhas de comidas e bebidas montadas por empreendedores das duas comunidades em frente à paróquia.
Leia também:
Favela Barber Shop e o Pina solidário
Festival agita Pina e Brasília Teimosa
Colorido degradê na ponte do Pina
Praia Limpa para Pina e Boa Viagem
História de Brasília Teimosa vira dança
Entra Apulso no palco: Pode entrar
Barco, caminhada e mais vida teimosa
A única mestra do maracatu
A democrática Mais Vida Teimosa
Serviço:
Festival ReConhecer
Quando: 24, 25 e 26 de outubro
Onde: Área Externa da Igreja do Pina (Paróquia Nossa Senhora do Rosário- Av. Herculano Bandeira, 471)
Quanto: gratuito
Informações: @festivalreconhecer
PROGRAMAÇÃO
24 de Outubro (quinta-feira) – Moda
20h: Início dos desfiles: Rota 08, Maria Flor, Atitude, Lady Cya, Loja Clack, Loja GBR, Donna Emília, Munick Modas, Primar Moda Praia, Estação da Moda
Dia 25 de Outubro (sexta-feira) – Teatro e Dança 20h10 – Sereias Teimosas (Dança); 20h30 – Sapateart (Dança); 20h50 – Coco Mainha Dança); 21h10 – Cia de Dança Angelita Kerollainne; 21h30 – Richard Thomson (Dança); 21h45 – GTAC (Teatro); 22h10 – Black and White (Teatro); 22h35 – Balé Deveras; 23h- Hunters (Teatro)
Dia 26 de Outubro (sábado) – Música e Gastronomia 15h – Maracatu Filhos de Olorum; 15h30 – Maracatu Nação Erê; 16h30 – Orquestra Maestro Rubinho; 16h45 – MC Kapinha e MC Totti; 17h10 – Áries; 17h30 – DJ Tcharas; 17h50 – Ratoeira Rec; 20h30 – Déa Araújo e Banda; 20h50 – Marolas Crew; 21h15 – Dani Buckman; 21h35 – Cleiton Ramos; 22h – Banda Flora; 22h25 – 2D MC; 22h50 – MC Tonhão; 23h10 – Atração surpresa
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ Festival Reconhecer
