Zona da Mata de Pernambuco: Ação mobiliza escolas com oficinas culturais

Compartilhe nas redes sociais…

Muito bonita a ação que o Instituto Brasil Solidário começa a desencadear, hoje e que vai até 19 de março, na Zona da Mata de Pernambuco. É que os municípios de Rio Formoso, Gameleira e Barreiros viraram alvo do Plano Bienal Brasil Solidário, que consiste em jornada intensa de oficinas práticas de arte e cultura, ofertadas de forma gratuita para alunos e educadores da rede pública de ensino.

No  período, as escolas serão beneficiadas com oficinas que vão daquelas de Artes Cênicas, Teatro de Bonecos, Fotografia, Oficinas Criativas, até capacitação em Mediação de Leitura e catalogação de acervo de livros. A ação também ajuda na construção de espaços literários utilizando materiais para montagem da biblioteca junto à entrega de um kit para os projetos de leitura, com fantoches, aventais, sacolas e tapetes literários. Além disso, as escolas serão presenteadas com máquina fotográfica e um total de 1.500 livros (500 para cada uma). A programação terá duração de três dias em cada município visitado.

A entrega de máquinas fotográficas também está incluída nas ações na Zona da Mata de PE

A iniciativa tem sua primeira parada em Rio Formoso, nos próximos dias 10 a 12/03, na Escola de 1ª Grau Maria José Monteiro, contando com o apoio da Secretaria de Educação do município na mobilização e no fomento das atividades. A proposta percorre ainda o município de Gameleira (13 a 15/03, Escola Municipal Presidente Humberto Castelo Branco), e depois segue viagem para Barreiros (17 a 19/03, Escola Municipal Luiz Bezerra de Melo). Segundo Luis Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário, o momento das oficinas práticas presenciais abre um leque de oportunidades para potencializar as habilidades dos estudantes junto às práticas pedagógicas, além de apresentar alternativas sustentáveis que podem ser multiplicadas em toda a rede e comunidade.

“A ideia é promover um intercâmbio entre a comunidade e o público escolar, contribuindo para o engajamento dos estudantes e até inspirando atividades que podem gerar renda para as famílias desses alunos”, diz Salvatore.

Além das oficinas presenciais o projeto está com inscrições abertas para os cursos EaD, que envolvem desde formações em História da Arte, Desenho e Pintura, Xilogravura, Fotografia, Rádio Escolar, Incentivo à Leitura, Música, Oficinas Criativas, Primeira Infância, Teatro de Bonecos até capacitação em oficinas de planejamento familiar e atividades com conceitos de sustentabilidade. As cidades interessadas podem entrar em contato por meio do Instagram do Instituto Brasil Solidário: @brasilsolidario, para ter acesso ao formulário de inscrição. Atualmente, os projetos do IBS já atendem os 26 estados do país, beneficiando mais de 1,7 milhões de alunos da rede pública.  As diversas ações do Plano Bienal Brasil Solidário são financiadas com recursos incentivados pela Lei Rouanet, junto a parceria de instituições e empresas privadas como Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra – Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados.

O Instituto Brasil Solidário também mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium. No Brasil, o projeto tem mobilizado uma programação cultural e formativa intensa nas 5 regiões do Brasil, todas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) .

Nos links abaixo, mas informações sobre outras ações solidárias

Leia também
Galpão das Artes faz bazar solidário
Centro de Criação Galpão das Artes faz outro bazar solidário
Faça compra em quiosques solidários
Mãe por todas: Escolha presentes solidários no Plaza
Terrários solidários no Plaza
Etapa Terra do Circuito Solidário vai pela Mata Atlântica
Favela Barber Shop e o Pina Solidário
Curta na comunidades
União Mãe de Anjos em fotografia
Bazar Junino: Como apoiar o Núcleo de apoio à criança com câncer
Moda, sustentabilidade e ação social em bazar “Peça Perdida”
Nesse Natal, colabore com a árvore solidária do NACC
Rede de Solidariedade se instala para ajudar o Lar Paulo de Tarso

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Instituto Brasil Solidário

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.