Aumentam a cada dia os grupos de jovens que costumam se reunir, para fazer limpeza em praias e matas da Região Metropolitana. Ainda bem, porque do jeito que a coisa vai, a tendência é a situação se agravar, porque o que se deixa na areia corre para os rios e para o mar. E, como se sabe, a perdurar o descalabro, em 2050 os oceanos terão mais plásticos do que peixes a ofertar. Hoje o #OxeRecife fala do Xô Plástico, que na semana passada fez uma faxina boa no município de Paulista, onde é deplorável a situação da vegetação nativa, como é o caso da tão linda Mata do Frio.
A meninada se juntou, e pretendia limpar a sujeira que a população deixa por aquela mata já tão devastada e cada dia mais agredida pela especulação imobiliária e pela omissão das autoridades. Porém, a chuva impediu a ação e eles terminaram optando por uma área mais central, também de vegetação nativa, ao lado do Ecoparque das Paineiras. O parque fica em frente ao Terminal Pelópidas Silveira, onde há barracas de venda de comidas e bebidas. A situação era uma lástima: detritos aos montes (foto ao lado).
Segundo os participantes da ação, todo lixo gerado pelas barracas é jogado em uma pequena mata, que fica perto do Terminal e vizinha ao Ecoparque. “Encontramos cocos, quentinhas, restos de comida, tudo jogado na parte de trás do parque, onde há uma pequena área com árvores nativas da Mata Atlântica”, diz o estudante Filipe Alexandre Pereira Alves, amigo do #OxeRecife e da natureza. Ele se preocupa tanto com a situação das matas em Paulista, que é sobre o assunto que está fazendo o trabalho de iniciação científica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Foram 19 participantes da ação, que conseguiram juntar 210 quilos de lixo. “E ainda ficou muita coisa lá”, diz o jovem, que convocou amigos do IFPE para a ação do Xô Plástico.
O Xô Plástico foi fundado em outubro do ano passado por Laísa (foto ao lado) e Laís Araújo da Silva, irmãs gêmeas que residem no Recife. O grupo ambiental conta com 150 integrantes, e faz ações nos manguezais e nas matas, e também realiza limpeza com outros grupos como o Recife sem lixo. O Xô Plástico não tem parceria com outras instituições, embora possa fazer eventualmente para algumas atividades. Na semana passada, estava prevista a participação da Prefeitura de Paulista, mas devido à chuva nenhum servidor apareceu para a ação que seria na Mata do Frio.
Mesmo sem participação oficial, a garotada decidiu manter o mutirão de limpeza, só que em outro local, na pequena mata que fica por trás do Ecoparque das Paineiras. E lixo foi só o que não faltou para ser recolhido. De outubro de 2018 até o momento, o Xô Plástico já fez treze ações de limpeza na Região Metropolitana. E viva essa moçada!
Leia também:
Iguanas fogem de matas devastadas
Solange e Kátia salvam iguanas
Ecoparque das Paineiras dividido
Mata de pau-de-jangada destruída
Paus-de-jangada sobrevivem na marra
Mata do Frio é devastada
Mata queimada expulsa tamanduá
O jardim “proibido” de Aldecir
Mata destruída vira trabalho escolar
Cadê a punição dos “tubarões” que também devastam a Mata do Frio?
Lotes irregulares na Mata Atlântica
Devastação gera embargo em Paulista
Matas estão sumindo em Paulista
As matas de cimento em Paulista
Mais matas devastadas em Paulista
Verde em risco em Paulista
Etapa Terra, do Circuito Solidário Trail Runner vai pela Mata Atlântica
Trilheiros, não deixem lixo nas matas
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Xô Plástico / Divulgação